
A primeira parcela do Pé-de-Meia 2025, programa de incentivo financeiro para estudantes do ensino médio da rede pública, começa a ser paga nesta segunda-feira (31). O Incentivo Matrícula, no valor de R$ 200, será depositado de forma escalonada até o dia 7 de abril, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
Leia Também:
O pagamento é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) diretamente em contas abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos estudantes. Cerca de 3,9 milhões de alunos receberão a parcela, sendo 1,3 milhão de novos estudantes, que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público em 2025.
Calendário de pagamento
Os depósitos serão feitos conforme a data de nascimento dos estudantes:
🗓️ 31 de março – Nascidos em janeiro e fevereiro;
🗓️ 1º de abril – Nascidos em março e abril;
🗓️ 2 de abril – Nascidos em maio e junho;
🗓️ 3 de abril – Nascidos em julho e agosto;
🗓️ 4 de abril – Nascidos em setembro e outubro;
🗓️ 7 de abril – Nascidos em novembro e dezembro.
Que parcela é essa?
O Incentivo Matrícula, pago uma vez por ano, corresponde à primeira parcela do programa e é destinado aos estudantes que confirmaram sua matrícula no início do ano letivo. Além deste benefício, o Pé-de-Meia prevê o pagamento do Incentivo Frequência, que pode chegar a R$ 1,8 mil ao longo do ano, condicionado à comprovação da presença regular nas aulas.
Para verificar se tem direito ao benefício, o estudante pode acessar o aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.
Pagamentos anteriores
Em fevereiro deste ano, o MEC já havia feito o repasse do Incentivo Conclusão aos alunos que finalizaram os três anos do ensino médio em 2024.
O programa Pé-de-Meia tem como objetivo reduzir a evasão escolar e garantir a permanência dos jovens na educação básica, oferecendo suporte financeiro aos alunos da rede pública.