Com a aproximação do Natal, os Correios deram início à tradicional campanha "Papai Noel dos Correios", que foi lançada na manhã desta quarta-feira (6), no Shopping Piedade, em Salvador. A ação, que completa 35 anos de existência em 2024, já beneficiou cerca de 6 milhões de crianças em todo o Brasil. O evento contou com a presença do "bom velhinho" e do coral da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos.
A campanha tem como objetivo atender aos pedidos de crianças matriculadas na rede pública municipal, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Além disso, contempla cartas de crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social. No ano passado, apenas na Bahia, cerca de 24 mil crianças foram contempladas.
Qualquer pessoa ou empresa pode adotar uma cartinha, seja por meio do Blog da Campanha , seguindo as instruções, ou selecionando as cartas físicas disponíveis nas principais agências dos Correios. A entrega dos presentes deve ser realizada presencialmente, no ponto indicado no blog, até o dia 15 de dezembro.
Evelyn Negrão de Santana, superintendente dos Correios na Bahia, destacou a importância da campanha. “Essa campanha é um grande ato social. São crianças que vivem em vulnerabilidade social, que às vezes não têm acesso a presentes no Natal. Com essa iniciativa e com a participação de toda a população, conseguimos transformar a vida dessas crianças, proporcionando um Natal mais feliz.”
Este ano, a campanha contará ainda com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cartas de crianças e adolescentes assistidos pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais estarão disponíveis para adoção, visando um Natal mais acolhedor para os menores atendidos nessas unidades jurisdicionais.
Como parte das comemorações dos 35 anos da campanha, os Correios promoverão uma “Carreata de Luz” que passará por todas as capitais brasileiras entre os dias 7 de novembro e 14 de dezembro. As datas específicas para cada cidade ainda não foram divulgadas.
José Meneses Lima Junior, superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, ressaltou o compromisso do banco com a campanha. “Este ano, a direção do Banco do Nordeste ampliou o apoio à campanha para todos os estados, com a meta de adotar inicialmente 300 cartinhas por estado. Na Bahia, assumimos o desafio de adotar 400 cartas. É uma forma de acolher essas crianças e proporcionar alegria nesse período tão especial.”