Papa Francisco, 86 anos, foi internado nesta quarta-feira (29) em um hospital em Roma e passará por exames médicos. O Vaticano revelou que o papa estava se queixando com dificuldades para respirar durante os últimos dias. Exames contra a Covid-19 foram feitos, porém, a santidade testou negativo.
Informações vindas direto do Vaticano, dizem que o papa havia sido encaminhado para o hospital Gemelli de Roma, onde será prontamente internado, e também realizará exames médicos programados.
"Nos últimos dias, o papa Francisco se queixou de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi à Policlínica A. Gemelli para fazer alguns exames médicos (infecção por covid-19 excluída) que exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada", disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
O jornal italiano "Corriere della Sera" conta através da sua reportagem que entrou em contato com fontes do hospital Gemelli e foi informado que o Papa teria chegado ao centro médico ainda no fim da manhã de ambulância. Ele teria passado mal com problemas no coração e dores pulmonares, além de dificuldades para respirar.
O jornal ainda conta que a santidade teria participado de uma audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, antes do acontecido e logo em seguida teria retornado para sua residência.
De role com seu papamóvel
Francisco marcou presença durante uma audiência geral que aconteceu na Praça de São Pedro, durante a manhã desta quarta-feira (29). No local ele se encontrava sorridente e cumprimentava os fieis enquanto passava a bordo do seu papamóvel.
Fotógrafos da agência de notícias AFP, revelaram ter a impressão de que a Santidade apresentava uma certa dificuldade em seus movimentos e aparentava estar sentindo dores agudas.
O papa já havia visitado o hospital Gemelli no passado, em julho de 2021, para realizar uma cirurgia de colón e passou dez dias sob cuidados médicos. Porém, o católico revelou que essa operação realizada o deixou com sequelas, o que fez ele descartar uma cirurgia no joelho direito, após ser aconselhado pelos médicos.
Francisco anda de cadeira de rodas desde maio de 2022 por conta das dores sentidas no joelho. Já era de conhecimento mundial que ele sofria de uma dor ciática crônica que o obrigava a mancar, por isso teve que renunciar às cerimônias oficiais em algumas ocasiões.
O hospital Gemelli é o centro médico onde o papa João Paulo II também foi hospitalizado e onde teve um tumor benigno no cólon removido em 1992.