O aumento da tarifa dos ônibus em Feira de Santana, aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes (CMT) da cidade, trouxe mudanças significativas para os usuários do sistema. Em entrevista ao Portal MASSA!, o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, esclareceu algumas questões relacionadas ao reajuste, os custos da operação e apontou ainda a crise nacional que o setor de transporte vive.
O problema é que o valor da passagem, sem ou com reajuste, por si só não resolve o problema do sistema. É por isso que os municípios, sem ter fundos tripartite (que envolvem a participação de três partes, como órgãos públicos, entidades ambientais, ou trabalhadores), como é o Fundeb e o SUS, participam desse subsídio, financiando as pessoas que usam esse sistema que tem um custo de funcionamento
Sérgio Carneiro
De modo geral, o reajuste é legal e necessário para manter o sistema de transporte funcionando, segundo ele.
"Existem contratos de concessão que rezam que a cada ano deve-se verificar o desequilíbrio econômico financeiro do sistema. Tem o diesel, o aumento de salários dos rodoviários, a manutenção da frota", explica.
Diferenças tarifárias por tipo de pagamento
Com o reajuste, a tarifa para quem utiliza o Cartão Via Feira ou o Cartão Social passará de R$ 4,75 para R$ 5,15. Já os passageiros que preferem pagar em espécie verão o valor subir de R$ 4,90 para R$ 5,50.
O reajuste afeta também os moradores dos distritos de Ipuaçu, Bonfim de Feira e Jaguara, atendidos por transporte alternativo. Nesses locais, a tarifa passará de R$ 5,85 para R$ 6,30.
Segundo o secretário, a diferença por tipo de pagamento (via cartão ou em espécie) busca incentivar a utilização dos cartões, que proporcionam maior segurança e eficiência ao sistema, considerando que algumas pessoas têm resistência a adquirir o cartão.
A tarifa de referência é R$ 5,15. Queremos estimular as pessoas a utilizarem o cartão, que é gratuito e permite até três integrações com uma única passagem
Sérgio Carneiro
Manutenção das gratuidades
Os benefícios tarifários seguem assegurados para idosos, pessoas com deficiência e estudantes. Enquanto o município subsidia integralmente as tarifas dos dois primeiros grupos, cobre 73% do custo para estudantes, que pagarão R$ 2,50 com a mudança.
Aos domingos e feriados, a meia-passagem é garantida apenas aos usuários do Cartão Social.
Próximos passos para a implantação
Após a aprovação do conselho, o reajuste agora aguarda análise e posterior assinatura do decreto pelo prefeito da cidade, Zé Ronaldo. Caso autorizado, será necessário um período de 48 horas para ajustes no sistema eletrônico de bilhetagem.
Certamente ele vai dar o aumento. Não pode deixar dois anos [sem reajuste], ou então o reajuste do ano que vem será maior. É melhor diluir no tempo
Sérgio Carneiro
O reajuste ainda não tem data oficial para ser aplicado, dependendo ainda da publicação do decreto, mas, de acordo com o secretário, a expectativa é de que a nova tarifa comece a vigorar a partir da próxima segunda-feira.
Cenário do transporte em Feira de Santana
O reajuste ocorre em meio a um esforço de modernização do transporte público no município, que conta com ônibus articulados, equipados com ar-condicionado e maior capacidade. Atualmente, 33 bairros já são atendidos por essa frota renovada. Apesar dos avanços, o sistema ainda enfrenta desafios decorrentes do aumento dos custos operacionais, como combustíveis e salários.
O secretário destaca que o subsídio do município é fundamental para evitar um aumento ainda mais expressivo na tarifa. Segundo ele, se o sistema dependesse exclusivamente da arrecadação com passagens, o custo chegaria a R$ 9,26.
Impacto para os usuários
Em contrapartida ao aumento na tarifa, os créditos adquiridos antes da mudança devem seguir válidos pelo prazo de 60 dias, o que permite aos passageiros utilizá-los sem o acréscimo.