26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Comemoração e trabalho - 15/11/2023, 06:40 - Amanda Souza

Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos

Evento aconteceu na terça-feira (14) na Estação da Lapa

Novos defensores esperando a hora da pose
Novos defensores esperando a hora da pose |  Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

Durante a manhã dessa terça-feira (14), os 15 novos defensores públicos do estado da Bahia passaram pela cerimônia de posse popular, momento simbólico que marca a aproximação entre os servidores e a sociedade.

O local escolhido para esse momento foi a estação da Lapa, que recebe diariamente um grande fluxo de pessoas. Lá, os defensores receberam os seus certificados das mãos de quem representa parte da sociedade, como pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Emilly Duarte,nova defensora pública
Emilly Duarte,nova defensora pública | Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

Além da cerimônia, a manhã festiva também ofereceu orientação jurídica gratuita na Lapa, com atendimentos e distribuição de cartilhas. A defensora pública geral da Bahia, Firmiane Venâncio, destacou o papel da Defensoria Pública do Estado (DPE- BA)como um agente de proteção dos direitos dos mais vulneráveis.

“É importante que as pessoas saibam o que é a defensoria pública e quais serviços nós prestamos. Essa é uma oportunidade de divulgar o trabalho da instituição, promover educação em direitos entregando materiais sobre áreas como violência contra a mulher, direito da população idosa etc”, explicou.

Firmiane Venâncio, defensora pública geral da Bahia
Firmiane Venâncio, defensora pública geral da Bahia | Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

Sobre a cerimônia de posse, Firmiane reforçou que essa é uma cultura da DPE para firmar o compromisso com quem mais precisa. “A posse popular é um momento de encerramento do curso preparatório para a carreira de defensor público na Bahia e que tem como objetivo manter essa conexão da defensoria com as pessoas que ela atende”, destacou. “Não sou eu ou o governador quem dá posse aos defensores, é a comunidade que confia a eles a resolução de seus problemas”, defendeu.

Emoção dos empossados
Uma das defensoras empossadas na cerimônia de ontem foi Emilly Duarte, natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que escolheu a Bahia como casa. “O desejo de ser defensora começou no terceiro período da graduação. Eu estagiei na Defensoria Pública da União (DPU) e na DPE do Rio Grande do Norte, e me apaixonei pela possibilidade de exercer uma função tão nobre, auxiliar as pessoas judicialmente e até mesmo extrajudicialmente, às vezes apenas para ouvir”, contou.

Emilly Duarte, nova defensora pública
Emilly Duarte, nova defensora pública | Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

“A posse pública é quando a gente se torna realmente defensor público, saímos da formalidade para se juntar às pessoas num local tomado pela gente que vamos servir”, declarou Emilly.

Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos Orientação gratuita marca posse popular de novos defensores públicos

exclamção leia também