Uma operação realizada nesta terça-feira (30), resgatou 26 trabalhadores em condições análogas à escravidão encontrados num grimpo ilegal, na cidade de Canaã dos Carajás, no Pará, região norte.
Segundo informações da Polícia Federal (PF), dois brasileiros e um chinês foram identificados como responsáveis pelo local e devem responder na Justiça pelo crime. Eles não estavam no garimpo quando as equipes chegaram. A China é um provável destino no minério extraído na região.
Na ação policial, foram apreendidos 100 invólucros de explosivos, um rolo de cordel detonantes, 15 motores, cinco marteletes, três geradores, três motosserras, uma retroescavadeira e uma perfuratriz de sondagem de mais de R$ 1 milhão.
Os donos responderão pelos crimes de extração ilegal de minérios, crime ambiental conexo ao garimpo ilegal e redução do trabalhador à condição análoga à escravidão.
A operação foi realizada pela PF e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental,