28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Festa boa - 22/12/2022, 18:34 - Jade Oliveira- Atualizado em 22/12/2022, 18:57

ONG faz a maior festa com a galera de Cajacity para celebrar o Natal

Cajaverde promoveu confraternização seguida de aula de ginástica para a melhor idade

Comunidade se reuniu para celebrar o Natal
Comunidade se reuniu para celebrar o Natal |  Foto: Jade Oliveira

Celebrando a chegada do verão e as festividades de fim de ano, a ONG CajaVerde promoveu, na manhã de ontem, uma ação pra lá de especia no bairro de Cajazeiras, na capital baiana..

A comunidade se reuniu no Ginásio Poliesportivo do bairro. De acordo com a organização, o “Natal Solidário” foi organizado com o objetivo de promover a integração dos moradores por meio da saúde e bem-estar.

A programação foi aberta com um café da manhã saudável, seguido de aula de ginástica para o público da melhor idade, um dos projetos desenvolvidos pela organização desde 2009, mas há apenas três anos foi transferido para o Ginásio Poliesportivo. Com instrução de professores de educação física, os encontros acontecem três vezes por semana e alegram a rotina de idosos, prevenindo problemas de saúde e emocionais por isolamento e sedentarismo. "Eu me libertei da ansiedade desde que comecei a vir pra cá. Sempre falo isso pra as minhas filhas: é aqui que eu me encontro" conta Jucileide Silva, 59 anos, emocionada.

"Sempre gostei de ginástica, e o meu maior sonho era fazer balé e ginástica olímpica, mas nunca tive condições. Aqui eu me sinto muito realizada porque eu gosto de movimento e de agitação", conta a aposentada e aluna Jussara Conceição dos Santos, de 67 anos, com lágrimas nos olhos.

De mãos dadas com a comunidade

A ONG CajaVerdefoi fundada no ano de 2005, por meio de uma associação de moradores do bairro empenhada na luta pela preservação do meio ambiente, agindo principalmente nos cuidados com a vegetação e com os rios existentes na região. "A Cajaverde nasce com um olhar pelo Rio Ipitanga, que nasce aqui no nosso quintal e abastece 40% da cidade e Região Metropolitana. Muita gente mora aqui e nem sabe disso. Eu quero que as gerações futuras usufruam da natureza do mesmo jeito que nossos antepassados puderam fazer", explica Kilson Melo, coordenador institucional e fundador da ONG.

Segundo ele, com o passar do tempo, o grupo se dedicou à assistência de outras necessidades da população de Cajazeiras, se tornando um projeto ambiental, cultural e esportivo. O grupo também já promoveu saraus de poesia e música com artistas do bairro, sempre unindo a conscientização com a cultura e saúde.

Também faz parte da grade de atividades ofertadas instrução e educação das crianças para a preservação do meio ambiente. "Eu sei que são eles que vão levar essas novas ideias pra dentro de seus lares" comemora Kilson. Também foi dada a largada para as atividades de coleta seletiva, beneficiando trabalhadores da área e a manutenção do bairro.

Atualmente, as atividades funcionam em prédios públicos da prefeitura e em um espaço alugado, mas os voluntários lutam para ter seu próprio espaço livre do alto custo da taxa mensal.

exclamção leia também