
O Governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), firmou uma parceria com a Prefeitura de Cachoeira para restaurar imagens sacras da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A iniciativa atende a um pedido da Igreja Católica e da gestão municipal, e garantirá a execução do serviço ao longo dos próximos seis meses. A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação aconteceu nesta terça-feira (22), na sede do Ipac, no Pelourinho, em Salvador.
Leia Também:
O documento prevê ações de restauração, conservação e posterior exposição do acervo da paróquia. A equipe técnica do instituto será responsável pelo restauro de quatro imagens da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre elas, destacam-se as esculturas em tamanho natural de Nossa Senhora do Rosário, com 1,59m de altura, e de São José, com 1,64m.
Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, a iniciativa reforça o papel do Estado na valorização da memória e da identidade cultural baiana. “Esse patrimônio tão importante da nossa heroica cidade de Cachoeira representa a força da nossa história. A assinatura desse termo reafirma o nosso compromisso com a preservação da memória e da cultura que tanto agregam valor a Cachoeira”, declarou.

A restauração será executada por duas equipes do Ipac, que se revezarão no município a cada 15 dias. O instituto será responsável por acompanhar e fiscalizar a execução do trabalho, além de fornecer os insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. Antes do início do restauro, os técnicos irão montar um canteiro de obras, realizar a higienização e o preparo das peças.
A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, destacou a importância simbólica e histórica da ação para a comunidade. “Considero que a assinatura desse acordo é o pontapé inicial para a restauração de outras imagens sacras de Cachoeira. É um passo importante na preservação do nosso patrimônio e da nossa fé”, celebrou.