
A tragédia que deixou três pessoas mortas e oito feridas, após a marquise de um imóvel desabar, na noite do último sábado (8), no bairro de Mata Escura, em Salvador, trouxe à tona sérios riscos que podem estar presentes no dia a dia de centenas de soteropolitanos. Em muitos casos, os perigos, por vezes aparentes e gritantes, são ignorados pela sociedade. Contudo, uma simples rachadura pode indicar sinal de alerta.
Leia Também:
Estalos, balanços, desníveis no piso, deformações em vigas e lajes, além de outros sinais, também podem ser indícios de construções mal planejadas, podendo acarretar em desastres futuros. O coordenador de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Everaldo Freitas, alerta a população sobre a necessidade de recorrer a profissionais qualificados.
“O importante, primeiramente, é que quando for executar qualquer tipo de construção, principalmente o imóvel, busque orientação técnica com um profissional habilitado para isso, que seria um engenheiro ou arquiteto, responsáveis por projetar e dimensionar de acordo com a lei do uso do solo do município. A responsabilidade técnica para a execução do empreendimento ou da casa é muito importante”, pontuou em entrevista ao MASSA!.

A suposta ausência desses profissionais durante a construção da residência que desabou na Mata Escura é apontada pelo especialista como uma das possíveis causas do desmoronamento. “Provavelmente, o imóvel não tinha um varão de construção. Ele deve ter sido executado sem nenhuma orientação técnica para o profissional habilitado.Teve muita carga pontual que não foi projetada para aquela varanda. E aí, veio o colapso da estrutura e a tragédia”.
O suporte de engenheiros e arquitetos pode ser solicitado, segundo Everaldo, de maneira gratuita. “A gente orienta aquelas pessoas que, porventura, têm dificuldade de pagar um engenheiro ou arquiteto, a procurar os órgãos competentes. A própria Secretaria de Infraestrutura da Secretaria de Habitação (Seinfra), faz projetos dimensionados sem nenhum tipo de custo. Orientamos, também, a procurar faculdade, escritório de publicidade, ou outros órgãos públicos para orientar em como dimensionar o imóvel”.
O coordenador de fiscalização da Sedur detalhou a necessidade da análise desses profissionais para garantir o mínimo de risco possível. "É importante essa orientação técnica do engenheiro e arquiteto que vão solicitar um estudo inicial dos solos para saber o tipo de fundação. Se é fundação de sapata, fundação radier, de viga corrida, ou qual será a adequada para aquela construção. Então, há essa preocupação, porque é preciso trabalhar toda a questão da fundação. Nossa maior preocupação é o efeito desabamento, como aconteceu em Mata Escura, com um elemento estrutural mal projetado para a carga. Geralmente, em casa daquele porte não é possível ficar 16 pessoas", disse.

Fatores como excesso de chuva, de sol, podem contribuir para o desgaste das estruturas de uma construção mal projetada. "Quando ocorre de uma estrutura ser mal executada, causa aqueles vazios aquele pilar que aparecem os ferros. Ali é um ponto em que entra o oxigênio, causa um processo de oxidação e vem a comprometer toda a estrutura. Então, assim que vier em qualquer tipo de situação de rachaduras, algum tipo de patologia visivelmente, pode acionar a Codesal para uma avaliação mais minuciosa", completou Everaldo.
"Nossa maior preocupação realmente é a proteção à vida. Por isso orientamos e enfatizamos sobre procurar um profissional habilitado para a execução de qualquer tipo de construção. Estamos falando de segurança e vidas". Por meio de nota, a Defesa Civil (Codesal) informou que iniciou, ontem, a demolição da laje do primeiro andar que ficou comprometida com o impacto do desabamento. Em casos de emergência, para acionar a Codesal em Salvador, basta ligar para o número 199.
