Os temporais e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o final de abril já resultaram em 136 mortes, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado (11). Além disso, o estado ainda registra 125 desaparecidos e 756 feridos.
Mais de 441 mil pessoas já foram deslocadas de suas casas, com mais de 71 mil delas abrigadas e quase 400 mil ainda desalojadas, hospedadas na casa de familiares ou amigos. Dos 497 municípios do estado, 444 relataram problemas relacionados às chuvas intensas. O desastre já afeta cerca de 1,95 milhão de pessoas.
Os temporais também resultaram no bloqueio de 136 trechos de estradas. Em resposta, o governo estadual anunciou o bloqueio de trechos de quatro rodovias nas regiões da Serra e do Vale do Taquari devido ao risco de deslizamentos.
A chuva voltou a cair na cidade de Porto Alegre e outras áreas do estado, incluindo o Vale do Taquari, que é uma das regiões mais impactadas pelos temporais da semana passada. A previsão para a próxima semana é de temperaturas baixas, com possibilidade de geada.