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Se liga! - 19/03/2025, 15:15 - Flávia Requião/Portal A TARDE

Nova concessão para rodovias baianas já tem data; veja

Audiência pública definirá rumos de nova administração de rodovias baianas

Uma audiência pública deve ocorrer no dia 15 de abril
Uma audiência pública deve ocorrer no dia 15 de abril |  Foto: Arestides Baptista/Agência A Tarde

O edital para a licitação de contratação da nova concessão que será responsável pela administração das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528, antes gerida pela concessionária ViaBahia, já tem prazo para começar a caminhar.

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De acordo com informações do Ministério dos Transporte ao Grupo A TARDE, um estudo técnico e financeiro será finalizado no fim do mês de março e até os primeiros 15 dias de abril deve ocorrer uma audiência pública sobre o tema.

A pasta detalhou que, para a publicação do edital de concessão, é necessário seguir um processo que consiste em cinco etapas, pois “garante transparência e legalidade”.

O primeiro passo é a realização de um estudo detalhado pelo Ministério dos Transportes. Esse estudo avalia as necessidades das rodovias que serão concedidas, incluindo as obras necessárias, os custos envolvidos e outros aspectos de viabilidade, sendo uma exigência legal e servindo como base para todo o processo.

“É nessa etapa que estamos neste exato momento. O estudo está sendo tratado com prioridade pelo Ministério dos Transportes e será entregue ainda este mês”, explicou.

Em seguida, com o estudo de viabilidade concluído, é realizada uma audiência pública – etapa em que o Ministério apresenta o estudo à população e abre espaço para receber contribuições, sugestões e críticas – que está prevista para o final de março ou primeira quinzena de abril.

Após a audiência, as contribuições recebidas são analisadas e consolidadas. O estudo de viabilidade é ajustado para integrar as sugestões pertinentes e viáveis.

Com o documento atualizado, ele é encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) para análise e aprovação. É verificado se o processo está de acordo com as normas legais e se os aspectos técnicos e financeiros estão adequadamente embasados.

Tendo a aprovação do TCU, o processo chega à etapa final que é a publicação do edital, com todas as regras, condições e critérios para a concessão.

Nova licitação

Segundo informação antecipada pelo Portal no mês passado, os contratos e os serviços previstos no edital serão semelhantes aos celebrados em toda a malha rodoviária sob a jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O Ministério já iniciou os trabalhos com a modelagem da nova concessão e o leilão está previsto para dezembro deste ano. A vencedora do certame deve assumir a gestão das vias que formam a Rota do Recôncavo no primeiro trimestre de 2026, com um plano de investimentos estimado em mais de R$ 20 bilhões para duplicações, ampliação de faixas adicionais e diversas melhorias na infraestrutura.

"A Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário reforça que atua para entregar o melhor projeto à população, da maneira mais célere possível", ressaltou ao Portal.

Permanência da ViaBahia

Em fevereiro, o TCU aprovou o acordo que formalizou a saída da ViaBahia da concessão das quatro rodovias. A transição estava prevista para encerrar às 23h59 do dia 31 de março deste ano, quando a gestão passaria para o DNIT.

No entanto, a gestão deve ser prorrogada por mais um tempo por conta do não pagamento da indenização devida à concessionária pelo governo federal.

Segundo informações da Agência Infra, o Ministério dos Transportes, do ministro Renan Filho (MDB), já sinalizou o problema, acionando as pastas da Fazenda e da Casa Civil, comandadas respectivamente por Fernando Haddad (PT) e Rui Costa (PT), para encontrar uma solução.

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