30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

BORA, CORRE LOGO - 06/11/2023, 16:41 - Da Redação

Nova Carteira de Identidade ganha prazo atualizado para emissão

Nova Carteira de Identidade ganha modificação de prazo para emissão Limite de emissão da nova carteira de identidade será em janeiro do ano que vem

Nova Carteira de Identidade ganha modificação de prazo para emissão Limite de emissão da nova carteira de identidade será em janeiro do ano que vem
Nova Carteira de Identidade ganha modificação de prazo para emissão Limite de emissão da nova carteira de identidade será em janeiro do ano que vem |  Foto: Divulgação/Secretaria de Modernização do Estado da Presidência

Todos os estados e Distrito Federal tiveram uma atualização no novo prazo para emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CIN). Isso porque o governo federal prorrogou até o dia 11 de janeiro de 2024 o prazo. Acima de tudo, esta é a segunda vez que o prazo passa por prorrogação.

Anteriormente, a data limite era nesta segunda-feira (6). Contudo, os estados entraram com um pedido para alteração. Conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação, 2 milhões de novas CINs já foram emitidas.

Por outro lado, o documento unifica o Registro Geral (RG) em todas as unidades do Brasil por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Val elembrara que, conforme anunciado pela pasta, o novo documento não vai abranger o campo "sexo", bem como a diferenciação entre "nome" e "nome social".

Leia mais

Enem: veja o que é obrigatório e o que é proibido no dia do exame

DPT emitirá 600 carteiras de identidade para crianças e adolescentes

Governador e secretária fazem convocação para matrícula online


Dessa forma, a proposta do CIN é reduzir o número de fraudes, de modo a fazer com que o cidadão só tenha o CPF como número indicador. O documento ainda conta com um QR Code para a verificação de autenticidade e tem um código de padrão internacional chamado MRZ, utilizado em passaportes.


Emitida nas Secretarias de Segurança Pública de todo o país, a carteira traz consigo a gratuidade em papel e no formato digital - por meio do aplicativo gov.br - na primeira via e nas renovações. Já em caso de segunda via, será cobrada uma taxa que varia entre cada estado.

exclamção leia também