O nível do Guaíba, em Porto Alegre, registrou uma queda para 3,99 metros na noite da terça-feira (21), de acordo com a medição feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) no cais Mauá. Esta marca foi a primeira vez em 19 dias que o nível do lago ficou abaixo dos 4 metros. Na manhã desta quarta-feira (22), a régua marcava 3,92 metros.
O Guaíba havia atingido seu nível máximo de 5,35 metros no início de maio, superando a cheia histórica de 1941, quando o nível chegou a 4,76 metros. As chuvas intensas que atingiram o estado a partir do final de abril fizeram com que o lago transbordasse, inundando bairros e forçando a evacuação de residentes. Este evento devastador resultou em graves consequências para a população local.
Conforme o levantamento mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a tragédia climática deixou um saldo de 161 mortos, 806 feridos e 82 pessoas desaparecidas. Além disso, mais de 653,1 mil pessoas foram deslocadas de suas casas devido às inundações.
A redução no nível do Guaíba traz um alívio temporário para a capital gaúcha, mas os efeitos das inundações ainda são palpáveis. Muitos moradores ainda enfrentam dificuldade com danos às suas residências e rotina.