31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Nova casa - 17/08/2023, 06:20 - Maria Laura S. de Souza

NEOJIBA instala novo núcleo em Mata Escura

A pré-inscrição segue aberta até o dia 25, e pode ser realizada pelo formulário online no site ou de forma presencial

O novo Núcleo de Prática Musical será instalado no bairro da Mata Escura com a oferta de 80 vagas
O novo Núcleo de Prática Musical será instalado no bairro da Mata Escura com a oferta de 80 vagas |  Foto: Divulgação

O NEOJIBA, programa do Governo do Estado, cresceu e vai ganhar mais uma ‘casa’ em Salvador. O novo Núcleo de Prática Musical será instalado no bairro da Mata Escura com a oferta de 80 vagas nos coros infantil e infantojuvenil para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.

A pré-inscrição segue aberta até o dia 25, e pode ser realizada pelo formulário online no site https://bit.ly/3ONg1sM, ou de forma presencial na sede da Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC), na Rua São Mateus, n.º 6, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

De acordo com José Henrique de Campos, diretor educacional do NEOJIBA, a inauguração do novo espaço está prevista para o dia 4 de setembro. Inicialmente, serão oferecidas aulas de canto e coral, mas já há planos de ampliação das atividades. “No ano que vem vamos ampliar e inserir os cursos de cordas, então, vai entrar violino, viola de orquestra, violoncelo e contrabaixo”, informa. No próximo ano, a previsão é que 150 jovens sejam beneficiados com o programa.

Campos explica também que o Núcleo da Mata Escura conta com a parceria da ACOPAMEC, que fornece o espaço para as aulas do Neojiba. “Teremos acesso às salas para atividades e um grande espaço para os ensaios, a localidade também possui auditório, refeitório, banheiro, e por isso estamos muito animados em poder iniciar as tarefas”, relata.

Imagem ilustrativa da imagem NEOJIBA instala novo núcleo em Mata Escura
Foto: Divulgação

As aulas e práticas do Núcleo funcionam das 14h às 17h. O programa opera de forma gratuita, fornecendo aos estudantes os instrumentos e complementos necessários para as aulas. Os alunos também recebem lanche nesse período e não precisam de conhecimento prévio em música para participar.

Henrique afirma ainda que a instituição vai priorizar os inscritos que moram mais perto do núcleo, com o intuito de beneficiar a comunidade local. “Nossa ideia é atender a população do entorno, por isso escolhemos com muito cuidado a comunidade onde vamos inserir o núcleo, porque é onde o nosso público alvo está, procuramos jovens e crianças em situação de vulnerabilidade para atender”, ressalta.

Ele conta ainda que a expectativa de números de inscrição é alta por estar em uma região populosa “Esperamos que as inscrições ultrapassem 350 pré-inscritos”, afirma. Henrique ressalta que a instituição também conta com lista de espera, “se a pessoa não conseguiu a vaga no primeiro momento, ela continua em lista de espera e pode ser chamada durante o ano”

Para o coordenador, o projeto é importante porque oferece a prática musical coletiva e de excelência, garantindo acesso ao conhecimento às crianças do bairro. “Nós temos a política de dar acesso livre aos interessados, e abrindo o Núcleo nessa localidade a gente pode conseguir atendê-los, muitos jovens vão poder ser beneficiados”, completa.

exclamção leia também