As vozes impactantes de integrantes dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), que ecoam suavidade para quem tem a honra de escutá-las, serão, pela 6ª edição seguida, umas das atrações principais do Festival Encanta, iniciado na segunda-feira (7), com duração até este domingo (13), no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador
Considerado um dos maiores encontros de canto coral de Salvador, o festival também vai contar com apresentações de outras equipes de coros da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador que possuem núcleos nas localidades de Mata Escura, Nordeste de Amaralina, Pirajá e nos municípios de Simões Filho e Lauro de Freitas.
"Começamos uma semana intensiva de concertos diários e de palestras. Hoje, por exemplo, está acontecendo o ensaio do coro infantojuvenil e a palestra da maestra Lourdes Sánchez, que é gerente do coral de todo o sistema da Venezuela. Durante essa semana vamos ter concertos de convidados e parceiros da casa. E, no domingo, fecharemos com um grande concerto", explicou a coordenadora pedagógica de Canto Coral e Iniciação Musical do Neojiba, Yuli Andrea Martínez Gaitán, em entrevista ao MASSA!.
As entradas são gratuitas e, normalmente, as programações ocorrem entre 15h e 18h. Os horários e atrações estão disponíveis no instagram @neojiba. No domingo (13), quando haverá a apresentação da ópera "Candinho",que conta com encanto e delicadeza a infância de Cândido Portinari (1903-1962), um dos maiores pintores brasileiros, a entrada estará sujeita a lotação do espaço.
"O festival apareceu justamente para fortalecer o canto coral. Através de palestras, oficinas, aulas, a gente fortalece a prática e traz maestros, convidados nacional e internacional da área como prática com instrumento da voz. Então eles vêm para preparar nossos grupos, fortalecer suas capacidades e, ao mesmo tempo, dar continuidade e reforçar o que é o nosso lema da multiplicação na formação de jovens regentes de canto coral", completou Yuli Andrea.