28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

prevenção - 11/12/2025, 16:35 - Da Redação

Mutirão gratuito contra câncer de pele acontece em Salvador

Ação da SBD-BA oferece avaliação de lesões suspeitas e reforça prevenção no Dezembro Laranja

Mais seis municípios vão receber atendimento
Mais seis municípios vão receber atendimento |  Foto: Divulgação

Um mutirão gratuito de prevenção ao câncer de pele será realizado neste sábado (13), em Salvador, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Bahia (SBD-BA). A ação acontece das 9h às 15h e integra um esforço nacional que mobiliza cerca de 2 mil dermatologistas voluntários em mais de 100 postos pelo país.

Leia Também:

Além de Salvador, outros seis municípios da Bahia também vão receber o atendimento gratuito, entre eles: Alagoinhas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Guanambi, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus. A ação é aberta ao público e voltada exclusivamente para avaliação de lesões suspeitas de câncer de pele.

O objetivo é ampliar o diagnóstico precoce e reforçar orientações sobre proteção e cuidados essenciais com a saúde da pele.

Pontos de atendimento

Salvador

Hospital Aristides Maltez

Hospital Santa Izabel

Hospital Santo Antônio

Interior

Alagoinhas

Vitória da Conquista

Paulo Afonso

Guanambi

Ilhéus

Santo Antônio de Jesus

Como participar

Os interessados devem comparecer a um dos postos com um documento de identidade, especialmente quem tem fatores de risco, como histórico familiar, muitas pintas, sardas ou queimaduras solares severas.

Casos de câncer de pele

Desde 1999, a iniciativa já realizou mais de 600 mil consultas e identificou mais de 75 mil casos de câncer de pele, reforçando o papel da SBD na prevenção e no diagnóstico precoce.

Em 2024, a falta de proteção ainda preocupa: 62,51% dos atendidos disseram se expor ao sol sem nenhum cuidado, enquanto só 31,63% usam protetor solar regularmente.

Entre os diagnósticos, o carcinoma basocelular (14,84%) lidera. Também foram registrados pré-neoplasias (11,51%), carcinoma epidermoide (4,68%), melanoma maligno (2,31%) e outros tumores malignos (1,21%). Outras dermatoses apareceram em 41,22% dos casos, e 24,23% dos pacientes não apresentaram alterações.

exclamção leia também