Com a economia em baixa, muitas famílias brasileiras enfrentam dificuldades financeiras e, para ajudar nesse cenário, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira está em andamento. A iniciativa, que vai até o dia 30 de novembro, busca oferecer suporte para aqueles que desejam reequilibrar suas finanças e quitar suas pendências com bancos e instituições financeiras.
Leia mais:
Governo realiza preparação de estudantes da rede pública para o Enem
Para participar, os interessados devem consultar suas dívidas pelo sistema Registrato, disponível no site do Banco Central. É necessário ter uma conta no portal Gov.br para acessar informações sobre empréstimos e financiamentos. Além disso, as negociações podem ser feitas diretamente com os credores ou através do portal Consumidor.Gov.Br.
Durante o mutirão, os consumidores poderão discutir condições como parcelamento, descontos e taxas de juros reduzidas. Cada instituição financeira terá sua própria política de crédito, oferecendo opções variadas de acordo com a situação de cada cliente.
Mas se ligue! A mobilização não se aplica a quem está sob a Lei do Superendividamento, legislação que visa proteger quem não consegue quitar suas dívidas sem afetar sua sobrevivência ou a de sua família. Para esses casos, o melhor caminho é buscar ajuda diretamente no Procon.
O multirão é uma ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o Brasil.