Morador de Feira de Santana, o músico violoncelista Luan Santa Clara dos Santos foi contemplado com uma bolsa de estudos na Nicholls State University em Louisiana, Estados Unidos. Com 22 anos de idade, o jovem viaja em Janeiro para começar os estudos. Sua carreira começou como músico no Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA).
Luan está fazendo uma campanha de arrecadação para arcar com as despesas da ida aos Estados Unidos. Ele explica que os custos da estadia serão arcados pela Universidade, mas o visto norte americano e as passagens serão por conta dele.
Para ajudar, os voluntários podem ofertar doações em dinheiro através da chave PIX da mãe dele, Ilma Santa Clara Magalhães, com o número 75 9 9142-3441 (celular). Ou ainda, através de transferências bancárias para a conta na Caixa Econômica Agência: 0068 C/P: 000855587003-6.
Luan sempre quis ter uma especialização em uma escola norte americana. Ele conta que ao participar do festival Eleazar de Carvalho em 2021, entrou em contato com o professor participante Dennis Parker, violoncelista e pedagogo alemão, para apresentar alguns vídeos do seu trabalho como músico. “Ele me ligou falando que gostou muito dos vídeos e me fez esse convite perguntando se eu queria estudar com ele nos Estados Unidos. Ele me ofereceu essa bolsa em nome da Nicholls State University e eu aceitei”, revela.
A bolsa é um curso de especialização que entrega um diploma de aperfeiçoamento e performance. “Vou estudar com Dennis Parker, então a expectativa pra mim tem sido uma das maiores porque sempre foi um sonho estudar nos Estados Unidos e depender da profissão”, diz Luan.
Em 2018, o Jovem passou a participar da Orquestra Juvenil da Bahia, a principal orquestra do NEOJIBA, localizada em Salvador. Ele se mudou para a capital e nesse mesmo ano começou o bacharelado na Faculdade de Música da Universidade Federal da Bahia, em aulas com a professora Susana Castro.
Pelo tempo fora do país, Luan vai precisar sair do Núcleo. “Foi um projeto que me ajudou muito, me realizou alguns sonhos como ir pra fora do país, eu nem imaginava conhecer”, relata. Hoje, já formado, Luan conta com alegria a sua trajetória. “Fiz duas turnês com o NEOJIBA, já fomos pra Itália, Suiça, França, Portugal, Dinamarca e Bélgica. Tocamos com grandes artistas como Martha Argerich e Ricardo Castro”, conta. Luan iniciou sua carreira na música com 6 anos de idade. Ele aprendeu a tocar uma flauta doce de brinquedo em um curso de iniciação musical da igreja que frequentava. Filho de uma nutricionista e de um vendedor de peças de carro, Luan relata que contava com o apoio dos professores para frequentar as aulas na capital. “Como não tinha ninguém pra levar, a professora passava aqui em casa, pegava eu e meus irmãos e levava até a igreja pra fazer as aulas”, conta.
Depois de alguns anos, Luan passou a tocar clarinete na orquestra da igreja, ele explica que somente em 2015 mudou para o violoncelo, tocando o instrumento no Núcleo de Orquestras Juvenis em Feira de Santana. Ele procurou Susana Castro, mestra em Música e professora da Universidade Federal da Bahia, pra aprender ainda mais o instrumento. “Tudo que eu sei hoje de violoncelo devo a professora Susana Castro, ela que me acompanhou em toda essa trajetória”, revela Luan.
Segundo o músico, falar em inglês não vai ser um empecilho para as aulas. “O professor também fala um pouco de inglês, eu falo bem pouco, mas lá vou ter mais aulas. Vai ser também uma oportunidade pra aprender uma nova língua”, explica Luan.