28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

A casa caiu - 01/02/2024, 07:00 - Nicolas Melo

Muro construído por traficantes é derrubado no Tororó

Os responsáveis pela obra fugiram antes da chegada das guarnições

Os responsáveis pela obra fugiram antes da chegada das guarnições
Os responsáveis pela obra fugiram antes da chegada das guarnições |  Foto: Divulgação-PM

Um muro construído por traficantes em uma rua na localidade da Portelinha, no bairro do Tororó, em Salvador, foi derrubado por policiais militares na manhã de ontem, durante as ações da 20ª fase da Operação Força Total, deflagrada em todo o território baiano.

Segundo o major Garcia, comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), essa não seria a primeira vez que os criminosos tentaram instalar a barricada, localizada após denúncia anônima sobre a construção do muro, que foi destruído com auxílio de uma marreta. Os responsáveis pela obra fugiram antes da chegada das guarnições.

“Essa é a 2ª vez que os criminosos tentam impedir a ostensividade da PM na Portelinha. Não iremos permitir que traficantes tentem inibir a ação policial. A PM conta com o apoio da comunidade para denunciar delitos, pois essas informações auxiliam o trabalho da Polícia Militar”, disse Garcia.

Essa foi uma das ações que aconteceu no âmbito da Força Total - realizada nos 417 municípios do estado desde às 7h até as 22h. No bairro do Arenoso, um criminoso morreu após trocar tiros com os agentes. Ele estava na companhia de comparsas, quando tentou fugir ao perceber a aproximação dos policiais. Na troca de tiros, ele foi baleado, socorrido, mas não resistiu. Com ele, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, 37 munições do mesmo calibre, dois carregadores e maconha. Os demais criminosos conseguiram fugir.

Em Valéria, outro grupo de criminosos trocou tiros com guarnições militares, ao serem flagrados em ações consideradas suspeitas, na rua das Gaivotas, na localidade de Nova Brasília. Após o confronto, os traficantes conseguiram fugir, mas deixaram para trás uma mochila com 15 porções de maconha, 24 recipientes com pedras de crack e 36 pinos com cocaína. Buscas foram feitas na região, mas nenhum dos envolvidos foi localizado.

Imagem ilustrativa da imagem Muro construído por traficantes é derrubado no Tororó
Foto: Divulgação-PM

No Rio Vermelho, um dos bairros mais boêmios de Salvador, um homem foi preso em flagrante com 83 comprimidos de LSD, 43 embalagens contendo maconha, 19 pinos de cocaína, e uma porção de haxixe, na Travessa Basílio de Magalhães. Ele foi encontrado após denúncia de tráfico naquela localidade.

Já no interior do estado, um homem foi preso com maconha e arma no bairro Aviário, em Feira de Santana (a 109 km de Salvador). Foram encontrados com ele, um revólver Taurus calibre 32, uma embalagem contendo maconha e cartuchos deflagrados de calibre 40 e 9mm.

Na cidade de Itapetinga, outro homem também foi preso com arma e drogas na Rua da Pedreira, bairro Luzilândia, mais conhecido como Piaba. Ele foi encontrado após denúncia anônima sobre homens armados que estavam vendendo entorpecentes naquela região. Em um imóvel, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm carregada com 10 munições, além de maconha e crack, celulares, um notebook, embalagens vazias para acondicionamento de cocaína e R$ 275,25 em espécie.

Segundo a PM, o resultado das 19 edições anteriores, foi a apreensão de 409 armas de fogo, na prisão de 669 criminosos em flagrante, e na recuperação de 340 veículos. Para o coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da corporação, os números expressam o trabalho empenhado focado principalmente em abordagens. Dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), no início de janeiro, apontaram redução de 6% em casos de mortes violentas em 2023 em comparação com o ano de 2022.

"A Força Total é uma operação que tem sido realizada de maneira contínua e que tem dado resultados muito positivos , principalmente em relação a apreensão de armas e drogas, porque se não tem armas nas ruas, os crimes diminuem. E eu diria que, com essa operação, a gente conseguiu de maneira indireta a redução das mortes violentas e com o um trabalho grande junto a outras ações, esse ano a gente já começa com 18% de mortes violentas em janeiro, mas, é claro, que esse número modifica dia a dia", pontuou Coutinho. "Essa operação temos feito a cada 15 dias e diminuído o prazo ainda mais entre uma operação e outra", completou.

exclamção leia também