24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Elas no comando! - 12/09/2025, 06:30 - Silvânia Nascimento

Mulheres motoristas de buzu em Salvador concorrem a prêmio

Cerimônia será realizada no dia 25 de setembro, em São Paulo

Mulherada joga duro nos buzus
Mulherada joga duro nos buzus |  Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Histórico! Pela primeira vez, Salvador foi selecionada como finalista no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025, na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”. O projeto escolhido foi o 'Mulheres no Volante', desenvolvido pelas secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ).

Leia Também:

A cerimônia será realizada no dia 25 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O prêmio, promovido pela Plataforma Connected Smart Cities, da consultoria Urucuia e do Portal Mobilidade Estadão, reconhece e celebra iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva no Brasil.

Programa Mulheres no Volante existe desde 2022
Programa Mulheres no Volante existe desde 2022 | Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

"O Programa Mulheres no Volante tem um impacto direto na mobilidade de Salvador porque amplia as oportunidades para que mais mulheres se tornem motoristas profissionais, ajudando a diversificar e fortalecer o setor do transporte. Isso significa mais inclusão, mais segurança e mais representatividade nas ruas da cidade", destacou a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

Existente desde 2022, o programa Mulheres no Volante já capacitou 250 mulheres em Salvador.

Valorização e reconhecimento

Além de Salvador, as cidades de Itabirito (MG) e Recife (PE) também concorrem à premiação."Ser finalista em uma premiação desse porte reforça que Salvador está no caminho certo, investindo em soluções que unem mobilidade sustentável e justiça social. É um reconhecimento que valoriza a inovação da Prefeitura e dá visibilidade ao papel das mulheres na construção de uma cidade mais justa e igualitária”, disse a secretária.

exclamção leia também