Cerca de 25 mulheres que já atuam ou sonham em empreender no segmento de beleza e cosmético participaram, na quarta-feira (2), no bairro de Cajazeiras, em Salvador, da aula prática do projeto 'Empreendedoras da Beleza', que oferece capacitação profissional gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Promovido pelo Grupo Boticário, o curso, que acontece nos formatos presencial e online, durou aproximadamente dois meses. Na aula desta quarta-feira (2), as alunas colocaram em prática conhecimentos adquiridos durante a capacitação. Supervisionadas por três maquiadoras profissionais, sendo uma coordenadora e duas assistentes, as mulheres realizaram atividades envolvendo tonalidades de bases e pó, estratégias para camuflagem de olheiras e melasma, esfumados (colorido e neutro), delineado e outros.
"Por meio da beleza, elas encontram novas oportunidades. Nosso objetivo com os cursos é justamente proporcionar a essas mulheres o empoderamento necessário para que sejam protagonistas de suas próprias histórias, com autoconfiança e independência financeira", pontuou Flávia Sampaio, gerente de Impacto Social e do Instituto Grupo Boticário.
O grupo já está com inscrições abertas para a próxima turma. As interessadas podem realizar o cadastro por meio do site empreendedorasdabelezagb.com.br, até o dia 30 de novembro, e concorrer a uma das 100 mil vagas que serão ofertadas para mulheres de todo Brasil. Os cursos disponíveis são: Maquiagem e Pele, Vendas, Unhas, Alongamento de Unhas, Maquiagem Avançada e Penteados, além de criação de conteúdo digital (Trilha CRIA, com parceria do Instituto Kondzilla), Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo e Empoderamento Feminino (Resgate Seu Orgulho). Aqueles que concluírem a capacitação receberão certificado.
Ana de Santos da Luz, 38, trabalha com vendas de cosméticos, entretanto, diz não ter habilidades com técnicas de maquiagem, fator importante para aumentar as vendas e convencer os clientes a comprarem determinados produtos. "É uma área que eu estou me familiarizando agora com o curso. Eu vendia maquiagens, mas não sabia onde e como usar, e o meu objetivo nesse curso é me profissionalizar para entregar o melhor para os meus clientes", destacou.
"A ideia é justamente que elas consigam orientar os clientes durante a compra de maquiagem. É um curso profissionalizante que a gente aborda desde o início as técnicas da maquiagem, mas também comentamos muito sobre empreendedorismo. Orientamos a maneira como elas devem vender os produtos, como chegar nas clientes e como usar redes sociais como ferramenta", explicou a professora de maquiagem, Rayza Bezerra.