Uma mulher ficou com a cabeça presa ao tentar passar em uma catraca de um ônibus de transporte público na noite da última quinta-feira (14), em Recife, no Pernambuco. Em vídeo que circula na web, a moça, de identidade não revelada, aparece com metade do corpo para um lado da catraca, e a cabeça presa ainda do outro lado. O motorista do ônibus e alguns passageiros, em desespero, tentaram ajudá-la.
O caso aconteceu durante uma viagem em um coletivo da linha 604 (Alto do Burity/Macaxeira), da empresa Pedrosa, que circula na Zona Norte do Recife. O modelo de catracas elevadas, ou duplas, estão sendo utilizados ainda em fase de testes, em diversas linhas da cidade. A parte de baixo da catraca é a catraca convencional utilizada em ônibus, e a parte de cima da catraca é semelhante a de baixo.
Segundo a Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros em Pernambuco), esse modelo está sendo adotado com o objetivo de evitar invasões nos embarques dos coletivos. "O novo modelo de catraca tem sido testado em diversas linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife como forma de combater os embarques irregulares que prejudicam a operação e comprometem o financiamento do serviço de transporte por ônibus. Os testes estão sendo realizados em conjunto com o Grande Recife Consórcio de Transporte e o novo modelo de catraca tem funcionado normalmente até o momento", diz nota
Ainda não se sabe como a mulher conseguiu prender a cabeça no equipamento, e também não se sabe como ela conseguiu se livrar da situação.
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) informou que após o ocorrido, o equipamento está sendo periciado. “O Grande Recife Consórcio de Transportes – CTM informa que, em relação ao vídeo divulgado na manhã desta sexta-feira (15/9), quanto a possível incidente em catraca experimental na linha 604 – Alto do Burity/TI Macaxeira, técnicos do Consórcio foram designados para periciar o equipamento e elucidar o ocorrido", informam
Confira vídeo do momento: