
Sem taxa! Motoristas que trafegam pelas BRs-324 e 116 começaram a respirar aliviados, isso porque após o encerramento do contrato da Via Bahia, os condutores ficaram isentos do pagamento do pedágio. A gratuidade começou a valer nesta quinta-feira (15).
A novidade veio logo depois da troca de administração, que seguirá até a conclusão de um novo processo licitatório para contratação de uma nova empresa para fiscalizar as vias. Com isso, as BRs passam a ser monitoradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), do governo federal. A autarquia ficará responsável pela recuperação e conservação de todo o trecho.
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O Portal MASSA!, conversou com alguns motoristas que costumam trafegar nas BRs para saber de que forma essa novidade impacta no cotidiano deles.
O vendedor Cláudio Feitosa da Silva, de 50 anos, morador de Feira de Santana, costuma passar pelas vias toda semana e conta que com a gratuidade vai economizar R$ 300. Além disso, Cláudio acredita que a troca de gestação será boa e sinaliza os problemas enfrentados nas estradas.
“Muitos buracos, inclusive já cair algumas vezes e as estradas estão desniveladas, o carro fica sem controle na via”, detalhou.

Quem também vai sentir uma grande diferença no bolso é o empresário Romilton Ferreira de Queiroz Filho. O residente de Feira de Santana revelou quanto vai economizar com a nova medida. “Vou economizar em média R$ 600 por carro e um total de R$1.800 por mês nos três carros que nós temos”, disse o empresário que trabalha com translado de passageiros de Feira para Salvador.
Apesar dos diversos problemas destacados por Romildo como, falta de qualidade no asfalto, falta de manutenção, limpeza, entre outros. Ele também pontuou aspectos positivos da Via Bahia. “Reduziu a quantidade de animais de grande porte na rodovia e a roçagem do mato era feita com frequência”.

Pensado por esse lado, o empresário teme que a nova gestão piore a situação das rodovias e que a economia feita na taxa do pedágio acabe sendo usada em reparos dos veículos. “Tenho medo que a situação piore enquanto a rodovia estiver sob responsabilidade do DNIT e a economia que terei acabe tendo que ser revestida em manutenção de suspensão e pneus dos veículos”, salientou.