29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Educação - 26/10/2024, 06:45 - Amanda Souza - Atualizado em 26/10/2024, 11:22

Mostra Sesi STEAM apresenta trabalhos desenvolvidos pelos alunos

Alunos trabalharam na construção de protótipos que solucionariam diversos tipos de problemas

Cada canto da escola estava ocupado por alunos apresentando seus projetos
Cada canto da escola estava ocupado por alunos apresentando seus projetos |  Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

A Escola Sesi Djalma Pessoa, em Piatã, realizou nesta sexta-feira (25) a Mostra STEAM 2024, projeto no qual estudantes apresentaram soluções criativas para problemas urbanos e ambientais. O evento trouxe à comunidade uma coleção de projetos que refletem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do ano letivo em diversas áreas, especialmente no que se refere à acessibilidade e sustentabilidade.

A diretora Nairene Pereira destacou o valor pedagógico das atividades, enfatizando a importância do desenvolvimento de um olhar crítico e prático para os desafios do cotidiano. Ainda segundo ela, Segundo Nairene, as ideias desenvolvidas são fruto de meses de reflexão sobre questões contemporâneas e abordam “soluções sempre inovadoras, tecnológicas e, sobretudo, sustentáveis para ajudar no meio ambiente”.

Diretora Nairene Pereira
Diretora Nairene Pereira | Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

Guiados pelos seus professores, os alunos trabalharam na construção de protótipos que solucionariam diversos tipos de problemas. Era possível encontrar, entre as apresentações, um semáforo inteligente, bengalas com sensor ultrassônico para detectar obstáculos, um ônibus autônomo com realidade virtual, repelente natural a base de citronela e sites de catálogos, como um que reunia informações sobre empreendimentos femininos em Salvador.

Equipe com o semáforo inteligente
Equipe com o semáforo inteligente | Foto: Denisse Salazar/Ag. A Tarde

A professora Camila Hohenfeld, que orientou alguns trabalhos, explicou que a ideia é “criar uma cidadania ativa para que eles desenvolvam soluções para problemas reais”.

Soluções inovadoras

Cada canto da escola estava ocupado por alunos apresentando seus projetos. Da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e explorando diferentes áreas temáticas, como matemática, ciências da natureza e ciências humanas, os jovens mostraram que estão atentos às demandas sociais.

Um grupo, por exemplo, desenvolveu um projeto voltado para a democratização do conhecimento sobre o cuidado com plantas. Com o nome "Projeto Semear", os alunos criaram uma página no Instagram (@projeto.semear.ofc), onde compartilham informações sobre como cuidar de diversas espécies, como begônias e orquídeas.

Bicicleta elétrica criada pelos alunos
Bicicleta elétrica criada pelos alunos | Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

Outro grupo de alunos desenvolveu um motor de reciclagem de energia cinética para elétrica como uma proposta para a mobilidade urbana. A ideia é que o motor de um veículo (como um ônibus) funcione como um gerador da própria energia, transformando a energia cinética das rodas em elétrica, permitindo assim sua reutilização.

exclamção leia também