25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

vale à pena - 30/08/2023, 18:26 - Clara Oliveira - Atualizado em 30/08/2023, 18:59

Mostra fotográfica 'Pergunte ao Tempo' do MSF é realizada em shopping

Mostra conta com 12 registros marcantes da história da organização

Mostra tem o objetivo de levar o publicação a reflexão sobre as constantes guerras, conflitos, epidemias e catástrofes
Mostra tem o objetivo de levar o publicação a reflexão sobre as constantes guerras, conflitos, epidemias e catástrofes |  Foto: Divulgação / MSF

O Shopping da Bahia vai receber a exposição gratuita fotográfica interativa Pergunte ao Tempo do Médicos Sem Fronteiras (MSF). A apresentação conta com 12 registros marcantes da história da organização e oferece cuidados de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade há mais de 50 anos. A mostra, que estará disponível entre os dias 1.º de setembro e 6 de outubro, localizada no piso L2, chega para desafiar o público presente a dizer se a imagem é antiga ou atual.

Entre os diversos registros, está um que revela uma enorme fila formada por crianças, mulheres e homens com olhares perdidos em um local em Bangladesh. Essas pessoas, que são refugiados, estão fugindo da violência em busca de uma vida melhor. Ao lado do painel, a pergunta: “de que ano essa imagem é? 1978 ou 2018?”. Para sanar a dúvida, o visitante precisa apontar o celular para o QR Code disponível junto às imagens, momento em que é disponibilizado vídeos e textos explicativos sobre o contexto de cada uma das crises humanitárias.

Neste caso, a resposta certa é 2018. Mais de um milhão de refugiados Rohingyas fogem da violência terra natal desde os anos 90. Mesmo após tanto tempo, existem mais de 800 mil refugiados Rohingyas em Bangladesh, sendo sua maioria em Cox’s Bazar, o maior acampamento de refugiados do mundo.

Trazendo um olhar sobre o tempo, a mostra tem o objetivo de fazer o público refletir sobre as constantes guerras, conflitos, epidemias e catástrofes que afetam os mais vulneráveis. A organização humanitária continua proporcionando cuidados de saúde para pessoas em condições de vulnerabilidade.

O MSF disponibilizada a mostra pelo meio virtual, por meio do site.

Programação Transformações

Além disso, o Médicos Sem Fronteiras, estará em Salvador com o “Transformações” de 12 a 17 de setembro. Buscando aproximar as pessoas das causas da organização, o evento promove a troca de conhecimento por meio da escuta ativa, inspirar ações e construir pontes em diferentes grupos. Espalhados em variados pontos da cidade, a organização e seus parceiros trazem rodas de conversas, oficinas e atividades culturais que buscam unir pessoas com os mais diversos interesses para que sejam parte ativa das transformações. A Programação pode ser conferida no site da organização.

exclamção leia também