
Morreu na noite deste sábado (29), a jornalista e ex-presidente do sindicato da categoria, Kardelícia Mourão. Kardé, como era conhecida, lutava contra um câncer e, segundo comunicado da família, não resistiu às sequelas do tratamento.
Leia Também:
Kardé tinha 65 anos e presidiu o Sinjorba de 2004 a 2010. Também atuou como diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Nas redes sociais, muitos amigos e companheiros de profissão demonstraram pesar e destacaram a longa, e firme, atuação da jornalista na defesa das causas da categoria.
A deputada federal Lídice da Mata (PSB) lamentou a perda. "Hoje o Jornalismo Baiano escreve uma página triste. A categoria perde a sua eterna presidente Kardé Mourão, mulher de muita luta em defesa dos direitos daqueles que tinham a sua profissão. Por muitos anos, sua imagem se confundiu com a do @sinjorba e sua defesa intransigente do diploma de jornalista era uma das suas bandeiras, assim como a defesa da democracia e o combate ao fascismo. Kardé, você estará sempre presente".
A deputada estadual Olívia Santana também postou nota de pesar. "É com profundo pesar que nos solidarizamos com a família, amigos e colegas da jornalista Kardelícia Mourão Lopes, carinhosamente conhecida como Kardé Mourão, pelo seu falecimento. Kardé dedicou sua vida à defesa dos direitos dos jornalistas, exercendo dois mandatos como presidenta do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) de 2004 a 2010, além de atuar como diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e assessora de imprensa do Conselho Regional de Farmácia da Bahia. Seu compromisso incansável com a valorização profissional e a liberdade de expressão deixa um legado inestimável para o jornalismo baiano. Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências e nos unimos em solidariedade aos que tiveram o privilégio de conhecê-la e trabalhar ao seu lado".
O velório acontece às 14 horas deste domingo, na capela B do cemitério Jardim da Saudade. O corpo de Kardé será cremado.