28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Acadêmicos em luto - 13/08/2023, 14:32 - Da Redação

Morre José Murilo de Carvalho, um dos maiores historiadores do Brasil

Velório será realizado na sede da Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro

José Murilo de Carvalho ocupava a cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras
José Murilo de Carvalho ocupava a cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras |  Foto: Plataforma Media / Reprodução / Instituto Humanitas Unisinos

Morreu na madrugada deste domingo (13), aos 83 anos, o historiador e cientista político José Murilo de Carvalho. Ele estava internado com Covid-19.

O acadêmico e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) escreveu 19 livros, entre eles a biografia de Dom Pedro II e clássicos como "A Cidadania no Brasil", "A Formação das Almas", "Os Bestializados" e "Forças Armadas e Política no Brasil".

O velório será realizado às 9h na sede da ABL, no Rio de Janeiro. O enterro está previsto para as 13h, no Mausoléu dedicado aos imortais, no Cemitério São João Batista, no Rio.

Um dos maiores historiadores do Brasil, José Murilo de Carvalho assumiu a cadeira de número 5 na ABL em 10 de setembro de 2004, antes ocupada por Rachel de Queiroz (1910-2003).

De acordo com a ABL, José Murilo de Carvalho lecionou e pesquisou nas seguintes universidades estrangeiras: Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame e Princeton, além da Fundação Ortega y Gasset-Gregorio Marañón.

José Murilo era professor emérito da UFRJ (Universidade Federal do Rio), onde lecionou até de aposentar. O intelectual deixa um filho, Jonas Louzada de Carvalho.

exclamção leia também