Morreu na madrugada deste domingo (13), aos 83 anos, o historiador e cientista político José Murilo de Carvalho. Ele estava internado com Covid-19.
O acadêmico e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) escreveu 19 livros, entre eles a biografia de Dom Pedro II e clássicos como "A Cidadania no Brasil", "A Formação das Almas", "Os Bestializados" e "Forças Armadas e Política no Brasil".
O velório será realizado às 9h na sede da ABL, no Rio de Janeiro. O enterro está previsto para as 13h, no Mausoléu dedicado aos imortais, no Cemitério São João Batista, no Rio.
Um dos maiores historiadores do Brasil, José Murilo de Carvalho assumiu a cadeira de número 5 na ABL em 10 de setembro de 2004, antes ocupada por Rachel de Queiroz (1910-2003).
De acordo com a ABL, José Murilo de Carvalho lecionou e pesquisou nas seguintes universidades estrangeiras: Oxford, Leiden, Stanford, Irvine, Londres, Notre Dame e Princeton, além da Fundação Ortega y Gasset-Gregorio Marañón.
José Murilo era professor emérito da UFRJ (Universidade Federal do Rio), onde lecionou até de aposentar. O intelectual deixa um filho, Jonas Louzada de Carvalho.