A instalação de corrimãos na Rua Professor Plínio Garcez de Sena, localizada no bairro de Mussurunga, na cidade de Salvador, tinha como objetivo auxiliar no deslocamento de moradores, visitantes e, de modo geral, transeuntes na localidade. No entanto, residentes denunciaram em entrevista ao Portal MASSA! a degradação dos objetos de apoio a públicos como idosos, gestantes, deficientes, entre outros.
Moradora do Conjunto Habitacional Mussurunga há cerca de 40 anos, Maria Odete Andrade sinaliza para a necessidade de reformas emergenciais na região.
“As escadarias ficaram danificadas com um tempo, aqui mora muita criança, idoso, precisamos ser olhados. Não estamos pedindo favores, estamos reivindicando direitos, precisamos de reforma nas escadarias, paisagismo, parques de diversões, academias ao ar livre, para que os moradores tenham moradias com o mínimo de dignidade. Vamos olhar mais pelos moradores de Mussurunga”, solicita a aposentada, de 65 anos.
Leia mais:
PM prende dois homens e recupera carro roubado em Mussurunga
Preço do ovo de galinha sobe mais de 20% em 12 meses
'Combate das Marcas' promete aquecer venda de carros em Salvador
Tal sentimento é compartilhado por Sérgio Azevedo, de 55 anos. Na visão do microempreendedor, residente no Setor C do conjunto, a situação, que já dura dois anos, tem ficado cada vez mais preocupante para o deslocamento.
“Pedimos clemência em relação aos corrimãos das escadarias, que estão realmente degradados. Os vândalos acabaram com eles todos aqui no prédio [Conjunto Mussurunga]. Estamos prejudicados com relação às proteções para que as pessoas desçam as escadas com o uso dos corrimãos. Isso aqui é de extrema necessidade”, menciona, em contato com a reportagem.
Pegue a visão:
Vandalismo
Os corrimãos estão localizados no acesso à entrada de Mussurunga e, através deles, os moradores conseguem sair de frente a um supermercado na localidade.
“Inicialmente, vândalos serraram pedaços dos corrimãos, depois deixaram todos tortos, soltos, amassados e largados aqui”, afirma Luan Lima, de 27 anos, estudante.
A reportagem do Portal MASSA! entrou em contato com a Secretaria de Manutenção da Cidade (SEMAN) para saber se há programação de revitalização do local e uma nota foi enviada. Confira a seguir.
A situação observada nos guarda-corpos e corrimãos da Rua Professor Plínio Garcez de Sena, em Mussurunga, são decorrentes de vandalismo e furto de algumas partes desses itens. Esses atos criminosos ocorrem em toda cidade, abrangendo tampas e grelhas dos dispositivos de drenagem (bueiros/bocas de lobo), cabos elétricos, peças do mobiliário urbano e equipamentos públicos.
Mesmo com a recuperação e reposição constante destes itens, o vandalismo segue crescente contra o bem público. A questão não é falta de manutenção, mas a ausência de conservação pela própria população.
Esperamos que a veiculação destas ilicitudes desperte a conscientização para a preservação do patrimônio público e o aumento da vigilância sobre estes bens que são de todos. No levantamento feito em 2022, o prejuízo aos cofres públicos do município de Salvador, com o vandalismo, foi estimado R$ 1,4 milhão.
Quanto às ocorrências apontadas, em Mussurunga, informamos que será realizada uma vistoria para levantamento das necessidades de recuperação dos equipamentos (guarda-corpos e corrimãos), elaboração de orçamento e posterior deliberação.