26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Denúncia - 14/09/2023, 15:48 - Anderson Orrico- Atualizado em 15/09/2023, 07:58

Moradores do São Gonçalo do Retiro estão na bruxa com obra irregular

Construção está sendo feita no Campo do Águia sem autorização da prefeitura

Imagem ilustrativa da imagem

A comunidade de São Gonçalo do Retiro, em Salvador, está na bruxa com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) por conta da demora em demolir uma construção irregular no Campo do Águia. Em contato com o Portal Massa!, a galera do bairro contou que agentes do órgão já estiveram no local, mas a liberação ainda não foi dada pelo secretário.

Os moradores dizem que uma casa irregular foi construída no Campo do Águia, por um suposto dono do terreno.

“O cidadão que está fazendo a construção é através de Joaquim Barreto de Araújo, que se diz dono daqui, mas já foi provado em três audiências que não é. A juíza pediu a ele o documento comprovando que é dele, mas ele não tem. Esse terreno foi desapropriado desde 2004 na gestão do prefeito Imbassahy, e ACM Neto quando era prefeito e Bruno Reis secretário fizeram a inauguração da reforma do campo”, revela um morador.

Ainda de acordo com ele, a prefeitura está sempre no local limpando , trocando as lâmpadas e existe até um projeto de colocar led e fazer a quadra.

“Onde o cara fez a casa, atrás do gol, tem o projeto para fazer uma quadra e uma área de lazer para as crianças. Ele não tem documento nenhum. A água e a luz são no gato, já foi embargado pela Sedur, só que ele murou tudo, colocou um portão pra ninguém ter acesso e está construindo mesmo embargado. Está em ponto de laje. Está tudo pronto pra demolir, mas falta um empurrão, o prefeito autorizar o secretário da Sedur vir demolir. Os documentos já estão todos encaminhados desde 2022, quando foi dada a queixa”, contou.

Morador mostra  documento da prefeitura onde consta a denuncia feita pelo morador constando como irregular as construções no campo do Águia
Morador mostra documento da prefeitura onde consta a denuncia feita pelo morador constando como irregular as construções no campo do Águia | Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

A situação já aconteceu em outra ocasião, mas depois que os moradores deram queixa, a prefeitura embargou a obra.

“Esse campo tem mais de 100 anos. Joaquim não comprovou que é dono de nada e fez uma homologação com esse tal de Marinaldo, que está construindo, e deu um terreno aqui do lado. Na época ele cavou um buraco na tora e a gente conseguiu parar. Aí ele deu um tempo e partiu pra construir do lado de lá na tora. Desde o carnaval que foi a queixa foi dada porque ele colocou um vão sem pilar, sem nada, mas a prefeitura não veio porque foi época de festa, Ele foi construindo e fazendo a obra”, detalhou.

O contato na Sedur foi realizado com um funcionário chamado Everaldo que, após ação de fiscalização, encaminhou ao gabinete do secretário sugerindo a demolição. O morador também afirma que caso nada seja feito, eles irão fazer manifestação na BR para que as providências sejam tomadas.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores do São Gonçalo do Retiro estão na bruxa com obra irregular
Foto: Denisse Salazar / Ag. A TARDE

Ameaças

O morador também relata que por conta desse problema vem sendo ameaçado pelo homem que está fazendo a construção irregular, inclusive deu queixa na delegacia, mas continua na luta para não deixar a obra ir pra frente.

“Ele me ameaçou, ameaçou também um senhor de 70 anos e outro de 71. E filmou minha casa, policiais filmaram minha casa e eu dei queixa na 11ª delegacia e os outros foram na delegacia do idoso. Eu moro aqui há 51 anos e meu pais há 80 e esse campo já existia. Não vamos deixar que isso aconteça porque daqui a pouco vão invadir e vamos perder toda área de lazer, todo nosso espaço”, completou.

Em contato com a reportagem, a Sedur informou que vai encaminhar uma equipe de fiscalização ao local e adotar as medidas necessárias.

exclamção leia também