26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Fortes chuvas! - 06/12/2022, 07:48 - Vinicius Viana

Moradores de comunidade estão ilhados no sudoeste da Bahia

Pontes que ligavam comunidades á sede cederam por causa das fortes chuvas

Moradores de comunidade estão ilhados no Sul da Bahia
Moradores de comunidade estão ilhados no Sul da Bahia |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

As fortes chuvas no sudoeste da Bahia deixaram cinco comunidades ilhadas. De acordo com moradores, eles estão ilhados há duas semanas após pontes que ligam as comunidades à sede cederam.

As comunidades de Barragem, Duas Pontes, Carpinas, Araponga e Grilo foram afetadas pelas chuvas após o nível do Rio Preto subir cerca de quatro metros. Ainda de acordo com relato de moradores, a cidade registrou 260 milímetros de chuva entre terça (29) até esta segunda-feira (5).

Por meio de nota, a prefeitura de Itaquara informou que as pontes eram de madeira e que espera o nível do rio baixar para construir novos acessos, dessa vez de concreto. A Defesa Civil também se manifestou sobre a situação e informou que fará o cadastramento das famílias das comunidades nesta terça-feira (6), para que todos recebam mantimentos.

O órgão ainda informou que encaminhou o relatório sobre a situação das comunidades rurais para o Corpo de Bombeiros e para a Defesa Civil de Salvador, e aguarda retorno.

Estradas interditadas

Por causa do rompimento de uma adutora, o quilômetro 734.5 da BR-030, entre Boa Nova e Distrito de Valentin, foi afetado pelo temporal que foi interditado parcialmente na sexta-feira (2). A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi notificada.

Leia também

Idoso é arrastado por correnteza ao tentar atravessar riacho na Bahia

Devido a uma elocação da rede, o quilômetro foi totalmente interditado e os moradores Boa Nova e de Dário Meira não conseguiram ter acesso à Boa Nova na segunda-feira (5).

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que aguarda os serviços da Embasa, porque as máquinas só podem trabalhar na reconstrução do trecho após a retirada dessa rede.

exclamção leia também