Moradores da comunidade Areias, na orla de Camaçari, vizinha à fábrica de pigmentos Tronox, relataram terem sido expostos, na madrugada desta segunda, 18, a uma forte descarga de fumaça, o que teria provocado falta de ar, irritações nas vias aéreas e dores de cabeça.
Num grupo de mensagens local, uma das moradoras diz: 'essa noite foi difícil, a dor de cabeça e a garganta ardendo'. "Depois dessa noite, vou cair fora, quero minha vida" é outro relato registrado no grupo. São pessoas que já foram ouvidas por A TARDE e convivem com doenças crônicas associadas à contaminação por metais pesados e gases tóxicos.
Segundo os relatos, é comum que a fábrica libere fumaça pelas chaminés durante a noite e, quando chove ou há nuvens carregadas, essa névoa se concentra sobre a localidade de Areias, agravando problemas respiratórios.
A TARDE pediu posicionamento à Tronox sobre a emissão de gases e se houve alguma descarga acima do normal ou algum procedimento que pudesse ter contribuído para a elevação dos níveis de fumaça. Não houve resposta até o fechamento dessa reportagem.