Os fiéis e turistas que subiram à Colina Sagrada, nesta sexta-feira (5), puderam acompanhar a cerimônia de reinstalação do monumento da palavra “PAZ”, no Largo do Bonfim, em Salvador. O evento foi centralizado na promoção da conscientização de atitudes mais pacíficas por parte da população soteropolitana.
A cerimônia, que começou por volta das 10h, foi dirigida pelo reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, o cônego Edson Menezes da Silva. A ação contou ainda com a presença ilustre de representantes de outras religiões, principalmente as de matrizes africanas, buscando assim reforçar o combate à intolerância religiosa, outro problema recorrente na capital baiana.
Ainda por esse motivo a igreja católica decidiu se unir a civis, devotos, autoridades e lideres de outras religiões para promover mais união e iniciativas pacifistas. “Atualmente, estamos vivendo uma onda de violência, de disseminação do ódio, do incentivo à divisão que tem gerado medo e insegurança para a população”, destacou o cônego Edson.
Idealizado pelo padre Edson e com produção do artista plástico Ito Pedreira, o monumento teve seu processo de criação iniciado em 2021 a obra de arte mede cerca de 1,50 m de altura, 3 m de largura e tem 15 kg de peso total. Agora numa versão mais especial e intimista, ele foi confeccionado com as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim que foram amarradas na grade da Basílica.