O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) tem exigido uma retratação pública do prefeito da cidade de Pombal/PB, Dr Verissinho (Republicanos), após ele afirmar em um discurso que os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são "infelizes".
Em contato com a equipe do Portal Massa!, o advogado e diretor-presidente do MOAB, Edilson Barbosa, lamentou a situação e destacou que a frase dita pelo prefeito reforça o discurso de preconceito no Brasil. “Nós não aceitamos esse tipo de fala, que vem somente trazer a sociedade mais indiferença, mais atos capacitistas e também faz com que a sociedade não proteja e não seja inclusiva. Nós não queremos que isso se repita não só em Pombal, na Paraíba, mas em todo o Brasil”, disse.
O diretor-presidente do movimento ainda ressaltou que espera um pedido de desculpas publicamente por parte de Dr Verissinho e que caso isso não ocorra, haverá consequências na Justiça. “Nós iremos cobrar um pedido de retratação de desculpas do prefeito de Pombal por essas frases que não ajudam em nada na inclusão dos autistas, de suas famílias e das pessoas com deficiência”, afirmou Edilson.
A coordenadora do MOAB na Bahia, Fátima Dantas, destacou a importância da luta do movimento para defender os direitos das pessoas com TEA e criticou o prefeito da cidade paraibana. “Uma fala capacitista. Isso é crime”, lamentou.
A equipe do Massa! tentou contato com a prefeitura de Pombal, mas até o momento não obteve resposta. Publicamente, depois do ocorrido, Dr Verissinho ainda não se pronunciou sobre o assunto.