26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Entrou água -

Mistério resolvido: DNIT descobre o que causou cratera na BR-324

Estudos indicaram que infiltrações d'água comprometeram o aterro; novo bueiro será construído na rodovia

O objetivo do DNIT é resolver a causa do problema
O objetivo do DNIT é resolver a causa do problema |  Foto: Divulgação/PRF

Após semanas de transtornos para motoristas que passavam pelo no km 604 da BR-324/BA, em Simões Filho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) identificou o que causou uma cratera na pista.

O DNIT realizou sondagens, estudos geofísicos, inspeções e testes que indicaram que a água estava circulando por dentro do aterro da rodovia, carregando parte do material e formando vazios no interior da estrutura.

Isso causou a perda desse material, fazendo com que algumas áreas do aterro perdessem sustentação, provocando os buracos no pavimento.

A solução

O DNIT determinou duas solução para o problema:

▶️Construção de um novo bueiro, para conduzir a água de forma segura e controlada. A obra será feita pelo método não destrutivo, evitando grandes intervenções na pista e permitindo manter a fluidez do tráfego durante a execução.

▶️Tratamento do aterro, com injeções de material cimentício para preencher os vazios existentes e reforçar as áreas que perderam resistência.

Depois que o novo bueiro estiver funcionando, o mecanismo antigo será desativado e devidamente tapado.

Leia Também:

Próximos passos

Com a solução definida, o DNIT está dando andamento às medidas para contratar os serviços de recuperação. Enquanto a solução ainda não é executada, o trecho continuará sendo monitorado, e com adoção de medidas necessárias para garantir a segurança dos usuários e a fluidez do trânsito.

exclamção leia também