30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Alerta! - 15/04/2023, 08:00 - Maria Laura Santos De Souza

Miosite Viral: Pediatra explica sobre causas e consequências da doença

A miosite viral é uma inflamação do tecido muscular que ocorre durante a infecção pelo vírus da Influenza.

Sesab alerta os municípios acerca da ocorrência de casos de Influenza associado à miosite.
Sesab alerta os municípios acerca da ocorrência de casos de Influenza associado à miosite. |  Foto: Ilustrativa Reprodução Internet

A miosite viral é uma inflamação do tecido muscular que ocorre durante a infecção pelo vírus da Influenza. Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), tem alertado os municípios acerca da ocorrência de casos de Influenza associado à miosite.

A pediatra Carolina Amoretti, informa causas e consequências da doença, além dos sintomas e formas de prevenção.De acordo com a doutora, a miosite geralmente aparece depois de um quadro de infecção. Por ser um vírus, é de fácil contaminação por via aérea, e é adquirido nos sintomas respiratórios da gripe.

“Nariz congestionado, boca, tosse, quando tudo isso melhora, começa uma situação de dor nos músculos do corpo, especialmente na panturrilha, e costuma evoluir para uma dificuldade de caminhar, quando isso se instala, já é importante fazer uma avaliação com pediatra”, alerta.

Caroline explica que a miosite causa uma destruição de células musculares que geram um aumento de sustância que o rim não consegue colocar pra fora do corpo. “Nessa destruição de células, que depois vão ser recuperadas, existe uma 'sujeira', as células que se destroem deixam um material pra trás, esse material se chama CPK, que o rim não consegue se desfazer, ele não consegue se limpar sozinho se não estiver com bastante líquido”, informa.

Pediatra Carolina Amoretti
Pediatra Carolina Amoretti | Foto: Divulgação

Carolina explica também que com a evolução da doença, a criança pode começar a fazer xixi alaranjado ou até vermelho, por conta da lesão no rim. Nessas situações, já é indicado internação hospitalar para tratamento com soro na veia. “O soro é pra que ela faça xixi em grande quantidade, a gente precisa aumentar a quantidade de urina desses pacientes pra poder fazer um xixi cada vez mais clarinho e eliminar todos os efeitos da inflamação muscular”, explica.

A miosite é mais comum em crianças a partir dos 5 anos de idade. Carolina acredita que as melhores formas de prevenir a doença é evitando o contato com pessoas gripadas ou resfriadas e mantendo uma boa hidratação. “O pediatra sempre orienta a fazer uma boa hidratação durante os episódios, tanto pra tirar a secreção e melhorar o quadro como um todo, quanto pra evitar casos de miosite”, esclarece.

A Dra.Carolina observa que em Salvador estão surgindo mais casos de gripe e influenza, que é um dos vírus que tem causado a miosite depois do quadro gripal resolvido. Ela ressalta que outra forma de prevenção é possível através da vacina da gripe focada no influenza.

O Ministério da Saúde recomenda que no tratamento da Influenza seja utilizado o medicamento Oseltamivir (Tamiflu), pois é atualmente a única terapia que pode reduzir o tempo de doença e de sintomas. O medicamento não necessariamente reduz o risco da miosite, mas é importante como analgésico para alívio da dores, se restringindo ao uso de antiinflamatórios não-esteróides devido ao risco de lesão renal.

“Esse é o protocolo de SRAG (Síndrome Respiratória), nos casos suspeitos de influenza deve-se começar com o remédio até que confirme influenza e mantenha, ou exclua influenza e está liberado para suspender o antiviral”, conclui Carolina.

exclamção leia também