29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

será? - 16/08/2023, 21:17 - Clara Oliveira

Ministério Público solicita tombamento da Biblioteca do Barris

Biblioteca Pública Central do Estado foi inaugura em 1811

Solicitação foi feita pela promotora de Justiça Eduvirges Tavares
Solicitação foi feita pela promotora de Justiça Eduvirges Tavares |  Foto: Divulgação/Secult

O Ministério Público da Bahia solicitou ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac) o tombamento da Biblioteca do Barris. A ação divulgada, nesta quarta-feira (16), busca garantir a salvaguarda, proteção e preservação do imóvel onde fica localizada a Biblioteca Pública Central do Estado da Bahia

A solicitação pela promotora de Justiça Eduvirges Tavares, também coordenadora do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac), considera a relevância arquitetônica, histórica e cultural do imóvel.

A propriedade, que abriga a biblioteca pública, também é abrigo do Espaço Xisto Bahia, a Diretoria de Audiovisual (Dimas), a Sala Walter da Silveira, a Galeria Pierre Verger, O Memorial do Meio Ambiente Milton Santos e a sede administrativa da Fundação Pedro Calmon.

Para a promotora de Justiça existem motivos para o tombamento da biblioteca. “A relevância arquitetônica, histórica e cultural do imóvel para a cidade de Salvador e para o Estado da Bahia demonstram a pertinência para aplicação do tombamento como instrumento de proteção legal”, destaca a promotora de Justiça.

A Biblioteca Pública Central do Estado da Bahia, inaugurada em 1811, foi a primeira Biblioteca Pública do Brasil e também da América Latina. No seu acervo contém itens raros.

exclamção leia também