Em resposta aos temporais que têm atingindo o estado do Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde iniciou uma mobilização de profissionais e recursos para dar assistência à população do estado e mitigar os riscos de exposição e reduzir doenças e agravos decorrentes das chuvas.
De acordo com informações da pasta, foram enviados 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC) para atuar diretamente no atendimento às necessidades emergenciais da população gaúcha. Além disso, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) também foram enviadas para reforçar o atendimento.
A pasta fez ainda o envio de 20 kits de emergência para o estado, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada, incluindo luvas, seringas e ataduras. Estes materiais são suficientes para atender até 30 mil pessoas por um período de 30 dias.
O Ministério da Saúde planeja ainda instalar um Centro de Operações de Emergência (COE) para eventos naturais extremos no estado, auxiliando na definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública.
Além disso, uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde está no Rio Grande do Sul para projetar danos, traçar estratégias preventivas e oferecer apoio técnico aos estados e municípios afetados. O objetivo é evitar problemas maiores nas unidades de saúde, orientar as autoridades locais e auxiliar no processo de recuperação das áreas atingidas.