27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

empreendedorismo feminino negro - 31/08/2024, 07:00 - Amanda Souza

Minas do ‘corre’ serão exaltadas durante grande evento em Salvador

AfroDonas vai realizar a premiação no dia 19 de novembro

Cynthia Paixão também é fundadora do Afrocentrados Colab
Cynthia Paixão também é fundadora do Afrocentrados Colab |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Salvador está se preparando para celebrar o empreendedorismo feminino negro com a primeira edição da premiação "AfroDonas Potência Negra Empreendedora". A iniciativa é idealizada pela empreendedora Cynthia Paixão, que também é fundadora do Afrocentrados Colab, e se trata de uma premiação que pretende reconhecer e exaltar as trajetórias de mulheres negras na Bahia que têm feito o seu corre para conquistar um lugar no mercado. É o primeiro projeto a nível Nordeste neste gênero.

“Este é um projeto de impacto social que tem como objetivo fortalecer essa história e esse legado. São muitas mulheres fazendo um trabalho excepcional de forma oculta, sem pauta e sem página, sem essa oportunidade que eu tenho através dos meus trabalhos, de receber convites etc”, disse Cynthia. “Na minha caminhada eu costumo subir no pódio e levar outras, eu não vou sozinha”, concluiu.

O AfroDonas vai realizar a premiação no dia 19 de novembro, quando é celebrado o Dia do Empreendedorismo feminino. “Será um evento de gala, afrocentrado, com mulheres vestidas de roupas africanas. Serão 10 mulheres homenageadas e outras cinco celebridades de Salvador que serão convidadas a se tornar madrinhas desse projeto”, contou Cynthia.

Com o nascimento do AfroDonas, a proposta é criar uma rede de apoio e fomento ao empreendedorismo negro na cidade.

Trabalho consolidado

Se hoje Cynthia Paixão está buscando ajudar mulheres que têm objetivos nesse universo do empreendedorismo, é porque ela já construiu uma história nesse cenário. Idealizadora e gestora do centro colaborativo Afrocentrados, ela conhece bem as dores e as delícias de empreender sendo uma mulher negra, e também sobre a importância de subir um degrau e levar outras. Hoje a Afrocentrados, que nasceu num shopping na Vasco da Gama, está no Shopping Bela Vista, uma loja colaborativa que dá a oportunidade a muitos empreendedores de levar seus produtos para uma vitrine tão grande quanto a do shopping. “Tudo meu é coletivo, nada mais pra mim é pessoal. Poder fazer com que essas mulheres saibam que agora elas terão a oportunidade de falar delas, de mostrar o trabalho delas, pra mim é de uma enorme satisfação. Minha realização é ajudar com isso”.

Inscrições abertas

Para participar, o requisito é ter um CNPJ aberto, ou seja, já estar formalizada no processo do empreendedorismo, e ser uma mulher negra. As inscrições estarão abertas até o dia 26 de setembro e podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário disponível por meio do formulário disponível nos perfis @afrodonas e @cyndpaixao.afrodona, no Instagram. “Podem se candidatar mulheres com um histórico, uma comunidade formada. O AfroDonas vai buscar entender quais são as deficiências desse empreendimento e ajudar a solucionar o que for possível”, conta Cynthia.

exclamção leia também