Inaugurado em 2014, o metrô de Salvador comemora 10 anos de operação na cidade. O modal conecta mais de 400 mil pessoas diariamente e, ao longo de uma década, mais de 620 milhões de passageiros foram transportados em 34 milhões de quilômetros rodados.
“O propósito da CCR é melhorar a vida das pessoas através da mobilidade e, pensando em levar arte e cultura para nossas estações, queremos entender esses talentos que existem na comunidade e oportunizar a apresentação deles para nossos clientes”, afirmou Carolina Dourado, analista de comunicação da CCR Metrô Bahia.
Para celebrar a data, a CCR Metrô Bahia preparou uma programação especial com apresentações gratuitas de grupos culturais das comunidades próximas, como bandas de percussão, roda de capoeira, dança, sambadeiras, batalha de MC's, OSBA, Balé do Teatro Castro Alves, além da banda Agentes do Metrô.
A festa teve início ontem e segue até esta sexta-feira (14), na Estação Rodoviária do Metrô. A programação completa, com atrações e horários, pode ser conferida no Instagram @ccrmetrobahiaoficial. Para além da programação cultural, o Hemóvel, unidade móvel da Hemoba, estará no terminal da Estação Pirajá para que os clientes possam ajudar a reforçar o estoque de bolsas doando sangue.
O grupo de danças regionais do Programa Avançar, projeto social da Santa Casa da Bahia no bairro da Paz, foi uma das atrações de ontem no palco montado na estação. Edson Rodrigues Brito, professor de dança do programa, aprovou a programação. “Acho muito importante a iniciativa da CCR, primeiro porque as crianças podem mostrar o que têm de positivo na comunidade, o que elas sabem fazer e também aproxima a CCR da comunidade e das crianças, traz a questão do tratamento humanitário”, afirmou.
Jailma de Santana, cliente diária do metrô, aproveitou para prestigiar as apresentações. “Eu achei ótimo, amei, estou indo para o trabalho e parei para prestigiar a apresentação. Com certeza vale parar 5 minutos para ver essas crianças”, disse.
A programação encerra com a apresentação da banda aGentes do Metrô, grupo amador formado há 5 anos por agentes de segurança da empresa.
Evolução
Desde sua inauguração, o sistema se tornou crucial na mobilidade urbana da capital e um meio de transporte significativo para a acessibilidade da Região Metropolitana de Salvador.
O metrô começou com as linhas 1 e 2 e logo após expandiu, adaptando-se às necessidades dos usuários com as estações Campinas e Águas Claras.