Uma apresentação de um médico durante um congresso em Maceió deu o que falar nas redes sociais. O motivo do burburinho foi a escolha do doutor Luiz Carlos Buarque de Gusmão, que é cirurgião e também atua como clínico e professor em faculdades de medicina, em usar a foto de uma mulher pelada como plano de fundo do slide no último sábado (5). A atitude do médico chocou aos alunos que estavam no local e repercutiu na internet, chegando até o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) em forma de denúncia.
Luiz Carlos Buarque de Gusmão ministrava um curso de emergência clínico-cirúrgica. Quando o slide com conteúdo sexual apareceu, ele estava falando sobre os cuidados durante o processo de cicatrização e a fotografia da moça nua não se encaixava no assunto. “Do nada e não tem contexto”, disse um estudante que estava no local e foi pego de surpresa com a imagem.
As postagens criticando a postura do médico geraram um grande debate sobre a ética deste profissional. "Sexualização esdrúxula e sem propósito é liberada dentro da universidade? Pensei que a profissão exigisse respeito ao corpo e, principalmente, ao indivíduo", disparou um internauta.
De acordo com pessoas que se identificaram como alunos e ex-alunos de Luiz Carlos, esta não foi a primeira vez que ele usou fotos de mulheres peladonas em suas apresentações. Diante disso, o Cremal informou que está ciente do caso e que vai instaurar uma sindicância para apurar o caso.
Em um post nas redes sociais, os organizadores do XXXVII Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas se desculparam pelo ocorrido e afirmaram que estão "comprometidos em procurar os mais experientes profissionais para ministrar as aulas. Estamos comprometidos em não repetir o ocorrido".