23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

História - 21/06/2024, 09:57 - Da Redação

Maria Felipa é homenageada nos 200 anos da Independência da Bahia

Nas ruas do Pelourinho, o público vai poder apreciar uma representação visual

Apresentação percorrerá ruas do Pelourinho
Apresentação percorrerá ruas do Pelourinho |  Foto: Fernando Barbosa/Ipac

A marisqueira Maria Felipe é símbolo de resistência na luta pela Independência da Bahia, e com isso, no dia 28 de junho, das 8h30 às 15h, o Pelourinho vai ser palco da celebração dos 200 anos da Independência da Bahia, destacando a importância de uma das heroínas.

Ressaltando a importância da luta, resistência e a memória de Maria Felipa, o artista plástico Joaquim Assis ressalta que "Maria Felipa é uma figura pouco reconhecida na nossa memória histórica, ao contrário de nomes como Maria Quitéria e Joana Angélica. É hora de corrigir isso e destacar seu papel crucial na luta pela Independência da Bahia".

Leia mais: Veja atrações que garantem o ‘arrasta-pé’ desta sexta no Parque e Pelô

Nas ruas do Pelourinho, o público vai poder apreciar uma representação visual que terá uma embarcação de 4,96 metros de comprimento, com um mastro de 5 metros de altura. Uma mulher negra mastectomizada representará a coragem de Maria Felipa no desfile, que inclui também a participação de 400 crianças em torno da embarcação, uma forma de simbolizar a educação continuada sobre a história e legado de Maria Felipa.

O trajeto terá início às 8h30, saindo do Largo Quincas Berro D'água, seguindo o percurso pelo Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus e retorna para o trajeto de partida. A celebração contará com a participação musical de grupos de samba.

exclamção leia também