Uma força-tarefa realizada na segunda-feira (29), pela equipe do Projeto Mares, iniciada da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, retirou mais de 50kg de lixo, no período de uma hora, em áreas de mangue, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica, um das mais procuradas por baianos e turistas.
A ação em prol do meio ambiente, que já é realizada pelo grupo, teve uma mobilização ainda maior por causa do Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado na última sexta-feira (26).
Em entrevista ao MASSA!, a educadora ambiental do Projeto Mares, Mariana Ferreira, explicou mais detalhes da proposta. "Realizamos uma ação de limpeza no quintal e na frente do nosso projeto, que são locais de manguezais e que acabam sendo atingidos por lixos que vêm do Rio lhota. As pessoas descartam muito lixo doméstico nesse rio e ele passa pelos manguezais. Até uma caixa de geladeira retiramos hoje", relatou.
Ainda de acordo com Mariana, as garrafas pets lideraram a quantidade de objetos recolhidos durante a força-tarefa. Cerâmicas, vidros, sandálias, roupas e fraldas descartáveis completam a lista dos materiais localizados na ação.
"Os manguezais são ecossistemas de produtividade biológica e berçário da vida marinha, além de ser fonte de renda para muitas pessoas. Ainda nessa limpeza, encontramos vários buracos onde os guaiamum - espécie de caranguejo terrestre - se escondem, cobertos por plásticos que foram descartados pela própria população", completou Mariana.
A ação foi realizada ao longo do dia da segunda-feira (29) e envolveu 12 integrantes do Projeto Mares, que também realiza atividades técnicas com o objetivo de estimular e ensinar as crianças da região a entenderem a importância do meio ambiente.