31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Perda considerável - 06/09/2023, 23:00 - Clara Oliveira

Mansão do Caminho não fará mais partos após dia 20 de setembro

Decisão foi tomada de forma unilateral pela entidade filantrópica

CPN Marieta de Souza Pereira realizava certa de 32 partos por mês
CPN Marieta de Souza Pereira realizava certa de 32 partos por mês |  Foto: Divulgação

O Centro de Parto Normal (CPN) Marieta de Souza Pereira, localizado na Mansão do Caminho, deixará de realizar partos após 12 anos de funcionamento. A decisão foi unilateral, partindo da entidade filantrópica, sendo comunicada a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que possui contrato vigente até 20 de setembro de 2023, referentes a serviços ambulatoriais e de internação na unidade, no montante de R$ 2,1 milhões.

Devido às boas práticas de atenção e também de acolhimento ao parto humanizado realizados no CPN, a SESAB realizou inúmeras propostas para a manutenção e ampliação dos serviços ofertados pela instituição, porém todas foram recusadas.

Mário Sérgio Almeida, diretor-presidente da Mansão do Caminho, explica que a entidade irá desativar os cinco leitos do CPN, porém pretende dar continuidade aos serviços ambulatoriais de pré-natal, em que envolvem consultas médicas e exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia. Além disso, a entidade informa que vai consolidar outras atividades de impacto social, como, por exemplo, a ampliação da assistência psicológica as crianças e jovens.

O Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho realizava por mês cerca de 32 partos. Devido à decisão dos gestores da instituição filantrópica, as gestantes vão realizar os partos em outras unidades da rede pública municipal e de referência estadual.

exclamção leia também