Os motociclistas por aplicativo realizaram manifestações contra ações da Transalvador, nesta segunda-feira (3), percorrendo diversas avenidas como a Bonocô, ACM, Luís Vianna Filho, com um verdadeiro buzinaço. Devido ao protesto, diversas vias da capital baiana ficaram congestionadas e o caos foi instalado. Desde a última sexta-feira (27), os profissionais estão realizando ‘motociatas’ contra o órgão municipal, que estaria prejudicando a circulação dessa modalidade de transporte em Salvador.
A manifestação tem sido motivada pelas apreensões das motos de alguns trabalhadores. Eles afirmam que os veículos foram liberados para rodar pelos aplicativos, em categoria similar a de "mototáxi", mas a Transalvador estaria aplicando multas por transporte clandestino.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que existe uma legislação em Salvador que não prevê a utilização de motos no transporte por aplicativos.
Por outro lado, a assessoria da Uber informou que o Uber Moto está disponível na cidade desde julho de 2021 e que em Salvador não há nenhuma regulamentação sobre transporte aprovado individual de passageiros em motos, o que não justifica as multas e apreensões.
Já a 99 pop também afirmou que não existe uma legislação específica para o transporte em motos por aplicativo.
Veja mais fotos do protesto: