30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

CIDADES - 17/04/2024, 09:31 - Amanda Souza - Atualizado em 17/04/2024, 10:35

Manhã chuvosa não atrapalha funcionamento das lanchinhas, diz Astramab

Condições adversas do tempo não prejudicaram a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica

Operação não foi prejudicada pelas fortes chuvas que ocorrem em Salvador
Operação não foi prejudicada pelas fortes chuvas que ocorrem em Salvador |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Apesar das condições climáticas nada favoráveis em Salvador, onde o “cacau tá caindo”, as travessias marítimas com as lanchinhas entre a capital e a Ilha de Itaparica seguem operando normalmente, como informa a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), responsável pela operação.

A Travessia Salvador-Mar Grande, que liga a capital baiana à Ilha de Itaparica, está operando com tranquilidade desde o primeiro embarque, às 5h. As embarcações estão saindo a cada 30 minutos tanto do Terminal Náutico, em Salvador, quanto do Terminal de Vera Cruz, em Itaparica.

O sistema conta com seis embarcações em tráfego e outras duas em standby. A última saída prevista para o Terminal Náutico será às 19h30, enquanto no sentido contrário, da ilha para a capital, a última embarcação tem horário de saída programado para as 18h no Terminal de Vera Cruz.

Já a Travessia Salvador-Morro de São Paulo, na região do baixo-sul da Bahia, está operando com conexão em Itaparica devido às condições adversas de navegação, incluindo ventos fortes e mar agitado. Com essa conexão, os passageiros com destino ao Morro de São Paulo precisam passar por Itaparica, onde seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e de lá seguem para Morro em lanchas.

O funcionamento das lanchinhas, apesar do tempo ruim, é fundamental nesse momento, já que o sistema de transporte pelo ferry-boat está passando por obras para a instalação de um novo flutuante de atracação na gaveta C do terminal de São Joaquim, em Salvador. Com o “transtorno” da obra, que deve permanecer até o sábado (20), as lanchinhas são uma opção para o usuário que precisa realizar a travessia e não será atendido pelos horários temporários das embarcações do ferry, que estão saindo a cada duas horas.

exclamção leia também