A Bahia recebeu, nesta segunda-feira (8), 34 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dos modelos convencionais e UTI. Os veículos foram entregues pelo Ministério da Saúde para a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e serão encaminhados para as secretarias municipais de saúde do Estado.
O serviço, que tem sido uma referência para a saúde pública, completou 20 anos em funcionamento na Bahia. Na próxima sexta-feira (12), será realizado um evento em comemoração às duas décadas do Samu, onde a Diretoria de Atenção Especializada, por meio da Coordenação de Urgência, realizará o “Encontro Estadual do Samu 192 – 20 anos do SAMU no estado da Bahia”.
Leia também:
Virou ouro! Azeite fica caro e pesa no bolso dos brasileiros
Documento que irá substituir RG será emitido a partir desta terça (9)
“Desde sua implantação, o Samu 192 tem desempenhado um papel fundamental no atendimento rápido e eficaz às emergências médicas, salvando vidas e proporcionando cuidados de qualidade à população baiana”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
De acordo com a Sesab, durante esse período, o Samu alcançou marcos importantes, como a expansão da cobertura do componente móvel, redução de tempo resposta no atendimento às urgências e redução da morbimortalidade melhorando a qualidade de vida da população baiana.