26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Brasil - 29/02/2024, 18:14 - Vitor Lyrio

Mais de 1 milhão de casos de dengue já foram registrados no Brasil

Doença vem causando bastante dor de cabeça para o Governo Federal

Aedes aegypti em ação
Aedes aegypti em ação |  Foto: Reprodução

De acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (29), o Brasil alcançou a alarmante marca de mais de 1 milhão de casos de dengue no ano de 2024. Nas primeiras oito semanas do ano, foram registrados 1.017.278 casos, o que significa um aumento assustador na quantidade de casos em comparação com os 207.475 casos reportados no mesmo período do ano anterior.

A situação coloca em evidência a importância de medidas preventivas e de controle da doença, bem como a necessidade de conscientização da população sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além do reforço na vigilância epidemiológica e na oferta de cuidados médicos adequados para os pacientes afetados pela doença.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, comentou sobre a precocidade do aumento de casos, que ainda está em ascensão e sobre o comportamento da dengue neste ano. "Nesse 1 milhão de casos nós temos uma imprevisibilidade da dengue. Tem anos que a temporada começa mais cedo e acalma mais cedo. Tem anos que a temporada vai num platô. Tem anos que você tem um pico muito grande, mas de curta duração", analisou.

As autoridades de saúde enfatizam a importância da colaboração de todos os setores da sociedade para combater a proliferação do mosquito vetor e conter a propagação da dengue, visando proteger a saúde e o bem-estar da população brasileira.

exclamção leia também