Chegou a tão esperada semana da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24), em todo Brasil. Em Salvador e na Região Metropolitana, os lojistas estão cheios de expectativas para o período de campanha e esperam grande movimentação nos estabelecimentos. Para atrair a galera, os centros comerciais prepararam diversas ações promocionais que prometem encher os olhos dos consumidores.
Confira abaixo a programação de alguns shoppings e lojas:
Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping
Ambos os shoppings irão funcionar com horário especial no dia da Black Friday, das 8h às 23h, com algumas lojas abrindo às 7h, a exemplo de Americanas, Le Biscuit e Pernambucanas.
Batizada de 'Happy Friday', a campanha dos estabelecimentos vai trazer descontos de até 60% em segmentos de moda e acessórios, eletroeletrônicos, decoração e utilidades para o lar, beleza e perfumaria, telefonia e serviços. As promoções seguem de sexta (24) até domingo (26).
Ferreira Costa
A Ferreira Costa terá uma ação diferenciada com ofertas sinalizadas em até 70% de desconto, nas lojas, no site e aplicativo. A loja irá realizar lives no Instagram, onde irá divulgar promoções exclusivas na quarta (22) e quinta (23).
Para participar da live e ter acesso às ofertas em primeira mão, é necessário se inscrever através deste link. Produtos para casa, como eletrodomésticos, móveis, decoração, utensílios domésticos, iluminação e muito mais farão parte das promoções dessa Black Friday.
A Ferreira Costa terá um horário especial de funcionamento, das 8h às 22h entre sexta (24) e sábado (25), e no domingo (26) será de 8h às 20h.
Parque Shopping da Bahia
Lauro de Freitas não ficará de fora da farra da Black Friday! Com descontos que chegam a 70%, o Parque Shopping Bahia já começa nesta segunda-feira (20) a ação 'Parque Friday'.
Será possível encontrar óculos da marca Ray Ban com descontos de até 50% e a linha de óculos da Ralph Lauren que chegam a 70%. Os clientes podem aproveitar ainda promoções em roupas, calçados, perfumaria, colchões, jóias e semijoias, além de procedimentos de beleza.
Além das ofertas imperdíveis, no dia da Black Friday, na próxima sexta-feira (24), os clientes encontrarão uma programação musical especial na Praça de Alimentação, a partir das 20h30, e na Alameda Gourmet, a partir das 19h30, com os shows dos cantores Daniel Calumbi e Fabio Aruga.
Shopping da Bahia
A onda de ofertas da Black Friday também chega com tudo no Shopping da Bahia, com descontos e grande variedade de produtos. É a 'Week Tudo!', promoção que começa nesta terça-feira (21), e segue até o domingo (26). Na sexta-feira (24), o shopping começa o expediente em horário especial, às 6h da manhã.
Além das ofertas nas lojas no shopping, a campanha está disponível no site, com ofertas em diversos produtos e descontos que podem chega em até 70%.
“A Black Friday no Brasil sempre acontece na quarta sexta-feira de novembro, mas o impacto sobre as vendas é bem mais abrangente e a Week Tudo é nossa proposta para esse cenário. Sem dúvidas, esta é uma grande oportunidade para o Shopping oferecer as melhores ofertas e atrações para os clientes”, avalia Thays Leitão, gerente de marketing do Shopping da Bahia.
Shopping Piedade
O Shopping Piedade entrou no clima do Black Friday desde segunda-feira (20) e terá produtos com descontos de até 80% até o sábado (25), quando abre as portas já às 7h e fecha 20h, mesmo horário da sexta (24). Tudo isso em meio à decoração com balões e ao som de bandinha de fanfarra, sem esquecer do clima natalino com a decoração 'Natal na Neve'.
Já no domingo (26), as Lojas Americanas funcionam das 9h às 18h, e as demais lojas do piso L2 terão abertura facultativa. Além disso, os clientes podem ficar atentos as redes sociais do centro comercial — Instagram e Facebook —, pois haverá cobertura digital das promoções com a influencer Naiara Pena, da @oxenai, que mostrará tudo em tempo real nas lojas.
De acordo com o superintendente do Piedade, Pablo Vieira, a Black Friday é um dos períodos mais esperados do ano, o que desperta ótimas expectativas de vendas. “Essa é uma grande oportunidade tanto para o consumidor, como para o lojista que tem o fluxo de vendas bem movimentado. Estamos apostando em boas ofertas para que os clientes adquiram o que precisam e possam ainda antecipar as compras de Natal", afirma.
Shopping Center Lapa
Os clientes do Shopping Center Lapa poderão encontrar ofertas em diversos setores, como beleza, vestuários, calçados, acessórios e alimentação, com até 70% de desconto, entre sexta-feira (24) e domingo (26).
Para turbinar as vendas, os lojistas apostam em diferentes táticas de vendas para chamar atenção da clientela: vitrines chamativas, descontos na segunda peça, campanhas de “Leve Mais e Pague Menos”, pagamentos com condições facilitadas e atendimento diferenciado.
“O sucesso da Black Friday não termina com a venda do último produto. Por isso, é crucial acompanhar o desempenho em tempo real e estar aberto a mudanças rápidas de estratégia, e é isso que os lojistas estão fazendo para maximizar os seus ganhos e satisfazer o público”, explica Aline Ferraz, gerente de marketing do Shopping Center Lapa.
Nos dias da Black Friday, o Center Lapa temhorário de funcionamento especial:
Lojas Âncoras:
Sexta-Feira (24/11) - 7h às 21h
Sábado (25/11) - 7h às 20h
Domingo (26/11) - 10h às 18h
Produtos e tendências
Quem vai ao mercado costuma ir atrás de uma verdadeira lista de produtos neste período de Black Friday, o que representa um 'boom' nas vendas em diversos setores do mercado.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), espera-se um faturamento 4,3% maior em relação ao mesmo recorte no ano passado, o que totalizaria R$ 4,64 bilhões e representaria o maior volume de vendas para a data desde 2010, quando o movimento chegou no Brasil.
Uma pesquisa realizada pela Conversion indica que eletrônicos e eletrodomésticos, celulares, moda e acessórios, calçados e cosméticos são os itens mais desejados para o Black Friday de 2023.
Quase 30% das pessoas entrevistadas no levantamento têm a intenção de comprar eletrônicos e eletrodomésticos ou celulares durante a data, o que mostra a preferência dos brasileiros por este tipo de produto na data.
“Para o setor do varejo, a Black Friday é uma oportunidade ímpar de impulsionar o mercado e que, além de aumentar o fluxo de clientes e vendas em nossos empreendimentos, também fortalece as relações com nossos parceiros comerciais – gerando também oportunidades para os consumidores. Temos boas expectativas: pesquisa recente realizada pelo Google mostra que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday em 2023 e sete, a cada 10 consumidores, pretendem gastar mais que o consumido no ano passado. Estimamos um aumento de 10% no tráfego de consumidores”, prospecta Christian Magalhães, head de Marketing do Grupo AD Shopping, que administra shopping centers.