25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

preocupante - 27/09/2024, 21:15 - Da Redação

Lobo-guará vítima de incêndio florestal é resgatado na Bahia

O animal apresentou queimaduras graves nas patas e sinais de desidratação

O animal foi vítima de um incêndio florestal
O animal foi vítima de um incêndio florestal |  Foto: Divulgação/GovBA

Um filhote de lobo-guará foi resgatado nesta quinta-feira (26), em Coaceral, no município de Formosa de Rio Preto, a 1.026 km de Salvador, após ser vítima de um incêndio florestal. O animal foi salvo pela equipe técnica da Unidade (UR) de Barreiras.

Leia Mais:

Brasileiros são encontrados em condição de escravidão em navio em Salvador

Debate sobre mercado das bets no Brasil é agendado

Caminhão despenca de ribanceira após motorista dormir no volante

No momento do resgate, o lobo-guará foi encontrado debilitado, com queimaduras graves nas patas e sinais de desidratação. O animal foi encaminhado ao Parque Vida Cerrado, parceiro do Inema, que acolhe animais resgatados na região Oeste da Bahia.

Danilo Cezar Souza, responsável pelo resgate, relatou a gravidade do animal. “Quando fizemos o resgate, ele estava muito debilitado, com as patas queimadas, indicando que tentou fugir das chamas, mas não conseguiu andar muito. Entramos em contato com o Parque Vida Cerrado, e agora ele está recebendo os cuidados necessários para sua recuperação”, afirmou o profissional.

Paula Damasceno, veterinária que atendeu o lobo-guará, esclareceu sobre como estava o estado do animal. “Recebemos esse animal, que é um machinho de aproximadamente quatro meses de vida, e ele chegou num estado muito grave, com as patinhas com queimadura de segundo grau e intoxicado, provavelmente por fumaça Estamos fazendo o máximo para recuperá-lo".

Além disso, a veterinária declarou que o caso do lobo-guará ainda é de risco. "Conseguimos estabilizar ele, estamos fazendo todo um tratamento para controle da dor, tratando das queimaduras, para controle da infecção. Agora ele está estável, mas ainda não está fora de risco. O tratamento leva muito tempo, mas a gente está torcendo para que ele responda bem e se recupere", almeja a veterinária.

exclamção leia também