25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Bela iniciativa! - 17/10/2025, 06:30 - Vitória Sacramento*

Limpurb dá grau em áreas sujas e cria jardins comunitários

Ação faz parte do projeto que visa revitalizar espaços degradados

Plantas colocadas no local
Plantas colocadas no local |  Foto: Ascom/Limpurb

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) instalou, na última terça-feira (15), um novo Ponto Verde na Rua Doutor Eduardo Dotto, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. A ação faz parte do projeto que visa revitalizar espaços degradados e incentivar o descarte correto de resíduos. Até setembro, mais de 50 locais desse tipo já haviam sido implantados em diferentes bairros da capital baiana.

Leia Também:

Antes da intervenção, a área era utilizada frequentemente para o descarte irregular de lixo doméstico, entulho e materiais volumosos, mesmo com a coleta sendo realizada diariamente pela manhã. O comerciante local Robson Sousa comemorou a mudança. “Tinha muito lixo, moscas, poças de água… até restaurante estava sendo afetado. Agora, com a atuação da Limpurb e esse jardim sendo feito, espero que o pessoal coopere. Vai melhorar muito para a gente”, afirmou.

O projeto Pontos Verdes tem como objetivo transformar locais usados irregularmente como lixões em jardins comunitários, estimulando a consciência ambiental, o sentimento de pertencimento e o cuidado coletivo com o espaço público.

Imagem ilustrativa da imagem Limpurb dá grau em áreas sujas e cria jardins comunitários
Foto: Ascom/Limpurb

De acordo com o presidente da Limpurb, Carlos Gomes, conhecido como Cacau, a iniciativa tem contribuído para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Desde 2021, a gente vem fazendo esses pontos verdes e só este ano já chegamos a 50. Preferimos fazer esse tipo de ação a deixar o lixão a céu aberto. É um trabalho que nossa equipe faz com prazer”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Limpurb dá grau em áreas sujas e cria jardins comunitários
Foto: Ascom/Limpurb

Cacau explicou que os principais resíduos encontrados nos pontos de descarte irregular são entulho da construção civil, podas de árvores e materiais inservíveis, como sofás, colchões, fogões e geladeiras. Ele também reforçou que a Limpurb realiza fiscalizações constantes para manter os espaços preservados. “Temos uma equipe que monitora as regiões diariamente, mas ainda enfrentamos o desafio da falta de conscientização. Existem locais que já refizemos cinco ou seis vezes, e seguimos insistindo até mostrar à população a forma correta de descartar”, concluiu.

*Sob supervisão do editor Anderson Orrico

exclamção leia também